Topo

Alisson e Jesus celebram noite de heróis pela seleção na Copa América

Do UOL, em São Paulo

28/06/2019 00h21

Depois de ser eliminada duas vezes nos pênaltis para o Paraguai na Copa América, em 2011 e 2015, a seleção brasileira conseguiu dar o troco na noite desta quinta-feira. Na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, o goleiro Alisson e o atacante Gabriel Jesus foram os heróis canarinhos da classificação para a primeira semifinal do Brasil no torneio desde a edição de 2007.

Alisson defendeu a primeira cobrança da disputa, efetuada pelo zagueiro Gustavo Gómez, do Palmeiras. Os brasileiros ainda errariam um chute com Roberto Firmino, mas Derlis González também mandou para fora e deixou a decisão nos pés de Gabriel Jesus. O camisa 9 conseguiu deslocar Gatito Fernández e fechou a vitória por 4 a 3 após o empate por 0 a 0 no tempo normal.

"No jogo anterior infelizmente não consegui concluir o pênalti (errou contra o Peru, na fase de grupos, após o juiz proibi-lo de fazer paradinha durante a corrida para a bola). Não bati da minha forma. Vivo para marcar gols dentro de campo, então a ansiedade me atrapalhou. Agora eu falei que ia bater, estava confiante para bater da minha maneira, calmo e frio e fiz o gol", disse Jesus.

Apontado como um dos melhores jogadores da Europa na última temporada, o goleiro Alisson tem ótimos números pela seleção brasileira - no ciclo para a Copa do Mundo de 2022, tem nove jogos e apenas um gol sofrido. Mas para a torcida brasileira faltava ainda um grande jogo de afirmação. Essa atuação veio com grande defesa no primeiro tempo, em chute de Derlis González, e depois com o pênalti defendido de Gómez.

"Meus companheiros fizeram a parte deles nas cobranças, com muita convicção. É uma geração de jovem com muita responsabilidade. Fica um gostinho especial por ser na minha cidade, por mais que seja na Arena do Grêmio (Alisson foi criado no Internacional). Recebi um carinho especial tanto dos colorados como dos gremistas. O grupo é merecedor do resultado que teve hoje. Jogou bem dentro das circunstâncias. O foco principal é sermos campeões", afirmou o goleiro.

O adversário do Brasil na semifinal ainda não está definido, mas sairá do confronto entre Venezuela e Argentina, marcado para as 16h desta sexta-feira, no Maracanã, no Rio de Janeiro. A semi foi agendada para terça-feira, às 21h30, no Mineirão, em Belo Horizonte.