Topo

Brasil não chegava às semis da Copa América desde último título; relembre

Sérgio Pinto/CBF
Imagem: Sérgio Pinto/CBF

Do UOL, em São Paulo

28/06/2019 15h14

A classificação do Brasil para as semifinais da Copa América de 2019 é um bom sinal para a equipe. Afinal, você se lembra como foi a última vez que a seleção chegou a esta fase da competição? Dica: foi também o título brasileiro no certame.

Foi na edição de 2007. Naquele ano, a competição foi realizada na Venezuela e contou com México e EUA como seleções convidadas. O Brasil esteve no Grupo B da primeira fase, ao lado de mexicanos, chilenos e equatorianos.

Vagner Love Copa América 2007 - AFP PHOTO/Luis ACOSTA - AFP PHOTO/Luis ACOSTA
Nomes como Helton, Kléber, Fernando Menegazzo, Diego, Vágner Love e Afonso Alves ficaram fora da Copa do Mundo de 2010
Imagem: AFP PHOTO/Luis ACOSTA
Comandado pelo técnico Dunga, que foi contratado após a Copa do Mundo de 2006, o Brasil contava com nomes que acabaram não chegando à Copa do Mundo de 2010. Entre eles, o goleiro Helton (Porto), o lateral esquerdo Kléber (então no Santos), o volante Fernando Menegazzo (ex-Juventude, então no Bordeaux), o meia Diego (então no Werder Bremen, hoje no Flamengo) e os atacantes Vágner Love e Afonso Alves.

Na estreia, o Brasil foi surpreendido pelo México e perdeu por 2 a 0, com gols de Nery Castillo e Ramón Morales. Em compensação, nas partidas seguintes, vieram duas vitórias: 3 a 0 sobre o Chile e 1 a 0 sobre o Equador. Todos os gols foram marcados por Robinho.

Segundo colocado na chave, o Brasil avançou às quartas de final e reencontrou o Chile, avançando com uma goleada por 6 a 1 - Juan, Julio Baptista, Robinho (dois), Josué e Vágner Love marcaram. Veio então à vaga às semifinais, e um confronto complicado com o Uruguai.

Após empate por 2 a 2, a classificação foi decidida nos pênaltis. Nas cobranças, Doni defendeu o tiro de Forlán, Afonso Alves acertou a trave e Loco Abreu converteu de cavadinha para levar às alternadas. Fernando Menegazzo foi mais um a acertar a trave, mas Pablo García também encheu o poste. Ao fim, Gilberto fez, Doni defendeu a cobrança de Diego Lugano e colocou a seleção na final.

A final seria contra a Argentina, que havia eliminado o México nas semis. Aí, o Brasil não deu chances: venceu por 3 a 0 em Maracaibo, com gols de Julio Baptista, Roberto Ayala (contra) e Daniel Alves.

Brasil x Argentina em 2007 - Sérgio Pinto/CBF - Sérgio Pinto/CBF
Na final de 2007, Brasil venceu a Argentina com autoridade: 3 a 0
Imagem: Sérgio Pinto/CBF

Desde então, a atual edição da Copa América é a quarta. Em 2011 e 2015, o Brasil foi eliminado nas quartas de final - em ambas, perdeu para o Paraguai nos pênaltis. Em 2016, novamente comandado por Dunga, foi eliminado ainda na fase de grupos após uma derrota por 1 a 0 para o Peru na última rodada.

No entanto, no que depender do histórico recente do Brasil na Copa América, passar das quartas de final coloca o Brasil bem perto do título. Desde 1997, toda vez que chegou às semifinais, a seleção foi campeã: 1997, 1999, 2004 e 2007. Em 2001, o time também caiu nas quartas.