Topo

Galvão e campeões mundiais relembram conquista do pentacampeonato

Cafu levanta taça da Copa do Mundo - Reprodução Instagram
Cafu levanta taça da Copa do Mundo Imagem: Reprodução Instagram

Do UOL, em São Paulo

30/06/2019 17h44

No dia 30 de junho de 2002, há exatos 17 anos, a Seleção Brasileira conquistava um dos títulos mais importantes da sua história e alcançava o último grande momento do time canarinho. Com dois gols do atacante Ronaldo, a equipe comandada por Luis Felipe Scolari, o Felipão, venceu a Alemanha por 2 a 0 e conquistava o pentacampeonato mundial, conquista esta que foi lembrada por diversos jogadores que estiveram presente no elenco e pelo narrador Galvão Bueno, da Rede Globo.

Dentre os jogadores que relembraram o histórico feito esportivo, estão o goleiro Marcos e o lateral-direito Cafu, dois atletas que foram fundamentais para o título. Com defesas seguras e uma postura séria desde o começo, o arqueiro histórico do Palmeiras foi peça chave, principalmente nas oitavas de final, diante da Bélgica, um dos jogos mais difíceis da campanha. Já o defensor foi o capitão após a lesão de Emerson dias antes da estreia e foi o último atleta brasileiro a levantar a tão sonhada taça da Copa do Mundo.

Além deles, o meia Kaká e o atacante Denílson também não esqueceram da data, que mudou a vida dos dois jogadores. No caso do ex-atleta do Orlando City, a conquista foi fundamental para que consolidasse sua venda para o Milan, onde se tornou ídolo, venceu a Liga dos Campeões e foi coroado como melhor atleta do mundo em 2007. Já para o esportista nascido em Diadema, o título ficou marcado como o principal de sua carreira e ganhou destaque em um lance contra a Turquia, na semifinal, quando carregou a bola para gastar tempo e foi literalmente perseguido por quatro jogadores adversários.

Depois do pentacampeonato, o Brasil não conseguiu reproduzir o favoritismo em títulos, principalmente em Copas do Mundo, tanto que o hexacampeonato continua sendo um dos grandes sonhos do país e que pode finalmente ser conquistado na edição de 2022, que acontecerá no Catar.

Galvão

Marcos

Denílson

Kaká

Cafu