Topo

Palmeiras

Como Ramires pode se encaixar no esquema de Felipão no líder Palmeiras

Volante Ramires em  treino na Academia de Futebol do Palmeiras - Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação
Volante Ramires em treino na Academia de Futebol do Palmeiras Imagem: Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação

José Eduardo Martins e Leandro Miranda

Do UOL, em São Paulo

01/07/2019 04h00

Quando Ramires foi anunciado como reforço do Palmeiras, vários torcedores comemoraram. Afinal, o clube poderá ter mais um jogador de qualidade à disposição para o meio de campo. Outros perguntavam como alguém pode se encaixar em uma equipe muito bem montada, que lidera o Campeonato Brasileiro de maneira consistente. A comissão técnica alviverde tem algumas opções para utilizar o veterano de 32 anos.

A dupla de volantes, Bruno Henrique e Felipe Melo, é um dos destaques positivos de 2019 do Palmeiras neste ano. Quem tem um estilo mais parecido com o de Ramires é Bruno Henrique, o segundo volante. O camisa 19 é considerado um dos pilares do time - sendo muito importante na marcação e até mesmo na parte ofensiva com gols. Após a saída de Ricardo Goulart e a consequente entrada de um meia que ajuda mais a defesa, ele ganhou liberdade para atacar.

Além de ter características diferentes de Ramires, Felipe Melo é um dos grandes nomes do elenco neste ano. Por isso, a princípio, Ramires pode funcionar como um substituto de Bruno Henrique no rodízio imposto por Felipão. Hoje, quem exerce esse papel é Moisés, que não teve tanto brilho e mobilidade em suas participações.

Outra opção é Ramires ser utilizado pelo lado direito, no lugar de um dos pontas. Neste caso, ele poderia fazer um trabalho mais defensivo pelas laterais. Felipão usou muitas vezes Jean nesta função.

Por fim, uma alternativa mais defensiva seria usar Ramires no lugar do meia. Nesta hipótese, o meio de campo seria formado por Felipe Melo, Bruno Henrique e Ramires - uma trinca de volantes que também sabe apoiar.

O reforço segue um cronograma específico de preparação física, e o clube não dá previsão de quando ele estará à disposição de Felipão. Após passar o último ano jogando apenas pelo time B do Jiangsu Suning, ele se apresentou dois dias depois do restante do elenco para resolver questões pessoais relacionadas à mudança da China para o Brasil. Felipão já disse que não há pressa para utilizar o volante.

Palmeiras