Topo

San Lorenzo reúne 70 mil pessoas em festa por volta a bairro de origem

Torcedores do San Lorenzo tomam as ruas de Boedo - Fernando Gens/AFP
Torcedores do San Lorenzo tomam as ruas de Boedo Imagem: Fernando Gens/AFP

Do UOL, em São Paulo

01/07/2019 11h30

Cerca de 70 mil torcedores do San Lorenzo, segundo estimativa publicada pelo jornal argentino "Clarín", foram às ruas de Buenos Aires ontem para comemorar a volta do clube para seu bairro de origem Boedo.

A concentração ocorreu em frente ao terreno readquirido pelo San Lorenzo 40 anos depois da venda, na altura do número 1.700 m da Avenida La Plata, e onde funcionava um supermercado desde a década de 1980. O local abrigou o estádio Gasômetro até 1979, quando o clube se desfez do terreno por problemas econômicos.

O plano do San Lorenzo é construir um estádio no local, que já tem nome definido: Papa Francisco, em referência ao pontífice que lidera a Igreja Católica desde 2013. Jorge Mario Bergoglio é argentino e torcedor declarado do clube.

A volta do San Lorenzo a Boedo faz parte de uma antiga reivindicação do clube, que sempre alegou que vendeu o local do antigo estádio por pressão da Ditadura Argentina, que na época tentava colocar em prática um plano de reurbanização na localidade. Anos depois, no lugar do Velho Gasômetro foi construído um hipermercado.

A volta do terreno para o clube é é consequência da lei de Restituição Histórica, que foi implementada em 2012 e permitiu que o San Lorenzo conseguisse a compra do local. Agora, para a construção do estádio, o clube precisará atender a uma série de trâmites burocráticos.

O San Lorenzo ainda não definiu qual será o destino do Novo Gasômetro, estádio que abriga os jogos da equipe desde 1993. Ainda não há previsão de entrega do novo estádio, que deve ter capacidade para 46 mil pessoas.