Topo

Seleção sofre com problemas físicos e vê DM lotado às vésperas da final

Gabriel Jesus é atendido pelo médico Rodrigo Lasmar na beira do campo em Brasil 2 x 0 Argentina - Lucas Figueiredo/CBF
Gabriel Jesus é atendido pelo médico Rodrigo Lasmar na beira do campo em Brasil 2 x 0 Argentina Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

Danilo Lavieri, Marcel Rizzo, Pedro Lopes e Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

03/07/2019 04h00

Às vésperas da final da Copa América, a seleção brasileira convive com problemas físicos e médicos que podem atrapalhar na decisão. Além dos já machucados Filipe Luís e Fernandinho, que não estavam 100% na vitória por 2 a 0 sobre a Argentina no Mineirão, outras baixas ocorreram durante a partida e podem dificultar o planejamento do técnico Tite para domingo, no Maracanã, na final contra o vencedor de Chile x Peru.

"Ficou um pouco sensível. Fiz alguns testes e creio que não será nada grave e eu poderei estar na final. Não estamos no limite, não, acontece. A equipe está bem, corre os 90 minutos, pressiona, faz parte. Aconteceu uma fisgada comigo, podia ser com outro. O importante é recuperar todos os jogadores para a final", disse o atacante Willian, que sentiu uma pontada na coxa. Ele apareceu bem como opção nos dois últimos jogos, substituindo Everton Cebolinha contra a Argentina e Allan diante do Paraguai.

O zagueiro Marquinhos deixou o campo substituído por Miranda e seu problema é uma virose. Será medicado e reavaliado nos próximos dias, mas tem boas chances de estar em campo. Fica a questão de como estarão Filipe Luis e Fernandinho, que não estavam 100% para a partida do Mineirão. O ponto de interrogação fica principalmente sobre o lateral-esquerdo, que vinha sendo uma importante válvula de escape na saída de bola, mas contra a Argentina ficou no banco substituído por Alex Sandro.

"Vamos ver [se dá para jogar]", disse o lateral ao sair rapidamente do vestiário do Mineirão. Contra os argentinos, Filipe Luís ficou no banco de reservas, mas nem foi para o aquecimento com os companheiros. Em boa parte da partida atuou quase como um auxiliar de Tite, levando água aos colegas na beira do gramado quando a bola estava parada e até mesmo passando orientações, como fez, ao lado de Fernandinho, a Daniel Alves em momento de jogo parado para atendimento a Alisson.

Fernandinho tem ainda dores no joelho, e nos últimos treinamentos têm feito trabalho separado dos companheiros. Outro meia que sofreu com problema físico nesta Copa América foi Arthur, que levou uma pancada em amistoso contra Honduras, dia 9 de junho, mas se recuperou bem e hoje não tem problemas para atuar ao lado de Casemiro no meio de campo.

O atacante Gabriel Jesus ficou estendido no gramado após levar uma pancada no tornozelo, mas foi só um susto. Deixou o estádio bem e não é dúvida para a final. Tem também Richarlison, recuperado de caxumba e que está louco para jogar depois de passar três dias no quarto de hotel em Porto Alegre - palco das quartas de final contra o Paraguai, enquanto todos os companheiros já tinham viajado para Belo Horizonte.

"Eu fiquei deitado e dormindo para o tempo passar mais rápido. Perdi um quilo sem treinar, é recuperar porque quero ajudar e quem sabe entrar na final", disse Richarlison, que ficou como opção no banco no Mineirão.