Topo

Jesus e Firmino brigaram por vaga no Brasil. Hoje, formam ataque de Tite

Firmino e Gabriel Jesus se cumprimentam após gol contra a Argentina - Mauro Pimentel/AFP
Firmino e Gabriel Jesus se cumprimentam após gol contra a Argentina Imagem: Mauro Pimentel/AFP

Danilo Lavieri, Marcel Rizzo, Pedro Lopes e Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

03/07/2019 12h00

Quem será o titular: Roberto Firmino ou Gabriel Jesus? Tite encontrou uma resposta para a pergunta que insistia em ser feita desde o término da Copa do Mundo 2018, quando o titular da seleção (Gabriel Jesus) fracassou e passou a conviver com as críticas.

A dúvida que pairava nos bastidores da seleção brasileira graças à atuação de Jesus no Mundial - o dono da camisa 9 ficou cinco jogos sem balançar as redes no torneio e passou a sofrer com contestações - foi sanada nas últimas três partidas. A vitória por 2 a 0 sobre a Argentina, na semifinal da Copa América, no Mineirão, foi o ápice da nova formação adotada pelo time.

Tite testou a dupla em partida válida pela segunda rodada do Grupo A da Copa América. Com a persistência de um empate sem gols diante da Venezuela - 0 a 0 -, a comissão técnica optou por colocar Gabriel Jesus na vaga de Richarlison no intervalo. A escolha - adotada por 45 minutos - não surtiu efeito imediato, mas a atuação da seleção brasileira agradou ao técnico.

Satisfeito com o que viu no decorrer da segunda metade da partida, Tite fez uma nova avaliação ao escalar a dupla no resultado positivo sobre o Peru - 5 a 0 para os brasileiros. Em campo, os atacantes corresponderam e ajudaram o time a vencer a segunda na competição. Roberto Firmino marcou um gol em lance com o pé direito. Na sequência, ele deu assistência para Daniel Alves fazer o quarto.

Eles estiveram em campo novamente no empate em 0 a 0 com o Paraguai. No entanto, pouco acrescentaram à equipe na classificação à semifinal da Copa América, obtida na disputa de pênaltis. Firmino, inclusive, chegou a desperdiçar a sua cobrança. Gabriel Jesus, por outro lado, converteu. O triunfo com o brilho da dupla só veio na noite de ontem.

Mais participativos, os atacantes tiveram ações fundamentais no triunfo sobre a Argentina, no Mineirão. No primeiro tempo do triunfo por 2 a 0, Gabriel Jesus recebeu de Roberto Firmino para balançar a rede de Armani. Depois foi a vez de o camisa 9 retribuir. Ele fez boa jogada individual e deixou o colega de ataque na cara do gol e livre de marcação.

"Não somos só eu e o Firmino. Tem o Coutinho, o Everton, o Willian, que entrou... O Arthur, o Casemiro, o Dani, o Thiago, o Marquinhos, o Miranda... Tem que enaltecer a equipe inteira, não só os autores dos gols. Se você pegar a primeira jogada, o Coutinho dá uma caneta, o Dani dá um chapéu. A magia brasileira está viva. Então temos que dar muito mérito à equipe", disse Gabriel Jesus.

"Fizemos um grande jogo. Mas não fomos só nós dois que decidimos o jogo. O grupo todo está de parabéns pela partida que fez, pelo empenho... Estou aqui para ajudar da melhor maneira possível", concluiu Firmino.