Topo

Jornais argentinos criticam árbitro, elogiam Messi e veem Brasil distante

Do UOL, em São Paulo

03/07/2019 08h20

A derrota por 2 a 0 para o Brasil, na semifinal da Copa América, fez com que a imprensa da Argentina, de maneira geral, criticasse a arbitragem, elogiasse Lionel Messi e destacasse a eficácia da seleção brasileira em campo, colocando o rival como "inalcançável".

O jornal "Olé" foi o mais enfático nas reclamações à arbitragem. Em sua capa da edição de hoje, o tradicional diário esportivo fez um trocadilho com a palavra VAR e não economizou nas críticas.

Jornal Olé - Reprodução/Olé - Reprodução/Olé
Imagem: Reprodução/Olé

"Outro papelão da arbitragem, fracasso da Copa América: não revisaram dois pênaltis claros para a Argentina", escreveu o jornal, que ainda destacou uma declaração de Messi reclamando da arbitragem.

Sobre o camisa 10 argentino, o "Olé" fez uma avaliação positiva. Em seu site, chegou a dar nota 10, dizendo que Messi jogou a sua melhor partida na Copa América.

"Marcado por vários (jogadores) e com faltas sistemáticas, conseguiu complicar a defesa brasileira e armar o jogo. No primeiro tempo fez uma jogada bárbara que Agüero não aproveitou. No segundo tempo, teve o lance do chute na trave que teria sido o 1 a 1, mas ela (a bola) não quis entrar. Um Messi que sempre tentou até o último minuto", disse.

Já o jornal "Clarin" destacou a luta da seleção, mas destacou a eficácia brasileira. "Brasil, simples e prático, freou a Argentina", escreveu o diário em sua capa, na qual ainda destacou a reclamação de Messi com o VAR e a melhora apresentada em relação aos últimos jogos.

Em seu site, o "Clarín" foi mais enfático na reclamação. "Argentina mereceu mais, mas se deparou com um Brasil eficaz e erros do árbitro".

Jornal Clarin - Reprodução/Clarin - Reprodução/Clarin
Imagem: Reprodução/Clarin
Jornal La Nacion - Reprodução/La Nacion - Reprodução/La Nacion
Imagem: Reprodução/La Nacion

O jornal "La Nación", por sua vez, deu mais destaque para a desvantagem atual da seleção argentina em relação ao rival. "Brasil, outra vez inalcançável. A seleção melhorou, mas perdeu por 2 a 0", escreve em sua manchete o jornal.

"Não alcançou (o Brasil) uma boa produção da equipe. Tampouco a melhor versão de Lionel Messi na Copa América: Brasil sempre se mantém distante da seleção argentina e provocou uma nova frustração", destacou o jornal, ainda lembrando que a Argentina não ganha um título com a equipe principal desde a Copa América de 1993.

O "La Nación" também elogiou a atuação de Messi, concedendo nota 7 para a sua atuação. "Seu melhor jogo na Copa América. Ativo, líder no ataque, embora o Brasil sempre tentasse encurralá-lo e cortar a linha de passes. Ele chutou uma bola na trave e Alisson defendeu uma magnífica cobrança de falta", escreveu.