Topo

Copa do Mundo Feminina - 2019

Atacante dos EUA diz que não provocou inglesas ao comemorar gol tomando chá

Alex Morgan comemora gol dos EUA contra a Inglaterra "tomando chá" - Jean-Philippe KSIAZEK / AFP
Alex Morgan comemora gol dos EUA contra a Inglaterra 'tomando chá' Imagem: Jean-Philippe KSIAZEK / AFP

Do UOL, em São Paulo

05/07/2019 18h43

Alex Morgan causou polêmica ao comemorar um gol imitando o gesto de tomar chá na vitória dos EUA contra a Inglaterra pela semifinal da Copa do Mundo feminina. Torcedores ingleses viram provocação ao país europeu, onde tomar chá é uma tradição. Agora, a atacante americana se explicou sobre o ocorrido.

De acordo com ela, o gesto foi sobre uma expressão em inglês, "esse é o chá" ("that's the tea"), usada para contar alguma novidade. Morgan lembrou que a atriz Sophie Turner, que participou da série Game of Thrones, usa muito a frase em seus posts no Instagram.

"Minha comemoração foi, na verdade, mais sobre 'e esse é o chá', quando se está contando uma história, uma notícia. Sophie Turner faz isso com bastante frequência. Ela é uma das minhas atrizes favoritas. Então, não foi uma provocação para a Inglaterra de forma alguma", explicou.

A atacante dos EUA também viu machismo na polêmica criada após sua comemoração. "Eu sinto que existe um certo tipo de duplo padrão para as mulheres nos esportes que temos que ser humildes e podemos comemorar, mas não muito. Temos que fazer algo, mas sempre de uma forma limitada", disse.

"Você vê homens comemorando ao redor do mundo em grandes torneios, pegando na genitália ou qualquer coisa. Quando eu vejo as críticas por tomar uma xícara de chá, eu fico um pouco surpresa. Você tem que rir disso para ver todas as críticas", acrescentou.

Os EUA enfrentam a Holanda na final da Copa do Mundo. A partida será no próximo domingo (7), às 12h (de Brasília), em Lyon, na França.

Copa do Mundo Feminina - 2019