Topo

Técnico do Chile pede avaliação à Conmebol após problemas e elogia Eurocopa

Técnico do Chile Reinaldo Rueda na semifinal contra o Peru na Copa América -  Juan MABROMATA / AFP
Técnico do Chile Reinaldo Rueda na semifinal contra o Peru na Copa América Imagem: Juan MABROMATA / AFP

Diego Salgado, José Edgar de Matos e José Eduardo Martins

Do UOL, em São Paulo

05/07/2019 15h22

Os problemas na organização da Copa América voltaram a ser tema hoje (5) na coletiva de imprensa do Chile, na Arena Corinthians. Questionado sobre o assunto, o técnico Reinaldo Rueda afirmou que a competição precisa passar por uma avaliação para que a próxima edição aconteça sem incidentes.

"Precisa passar por uma avaliação, o objetivo sempre é melhorar todos aspectos. Há seleções na América do Sul que ganharam um status importante, com a presença de grandes referências de clubes europeus, que já requerem outro tipo de tratamento em CT, hotéis, deslocamento e logística, que tudo isso funcione", afirmou Rueda.

O Chile enfrentou muitos problemas durante o torneio, especialmente de logística. Hoje, por exemplo, a delegação voltou a enfrentar o trânsito antes do treino no CT do São Paulo. Antes do duelo contra a Colômbia, pelas quartas de final, o time chegou a ficar duas horas nas ruas da capital paulista. Por isso, o jogo começou atrasado.

O ex-treinador do Flamengo chegou a dar a Eurocopa como exemplo para mostrar qual é o caminho que precisa ser adotado pela Conmebol na próxima edição da Copa América, que será disputada no ano que vem, na Argentina e na Colômbia.

"Sempre se fala melhor da Eurocopa, se vende melhor, organizada. Temos de cuidar disso na América do Sul. É a nossa Copa América. O comitê precisa ter uma grande gestão com os clubes que dão os CTs, estádio. Há detalhes, como os campos, fator climático. Não basta só criticar", afirmou o técnico.

Rueda ainda falou sobre a qualidade dos gramados de alguns estádios usados na Copa América. "O Brasil é o país que mais usa os campos, se joga o ano inteiro, mais que outros países. Isso precisa ser levado em conta para as futuras sedes. É preciso estudar para melhorar a Copa América e fazer disso um exemplo como a Eurocopa fez", ressaltou.

O Chile, que foi derrotado pelo Peru na semifinal, disputa com a Argentina o terceiro lugar da competição. O duelo será amanhã (6), às 16h (horário de Brasília), na Arena Corinthians.