Topo

Palmeiras

Palmeiras abre contra Inter maratona que pode acabar só no meio de setembro

Palmeiras de Felipão está na briga por três competições no segundo semestre - Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação
Palmeiras de Felipão está na briga por três competições no segundo semestre Imagem: Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação

Leandro Miranda

Do UOL, em São Paulo

08/07/2019 04h00

O Palmeiras começa nesta semana uma maratona de jogos que, a depender de classificações nos torneios de mata-mata, pode terminar só no meio de setembro. A partir do duelo contra o Internacional nesta quarta-feira (10), pela ida das quartas de final da Copa do Brasil, a equipe não terá uma única semana completa para treinar em julho. E caso siga avançando tanto no torneio nacional quanto na Libertadores, o único "respiro" de meio de semana será daqui a dois meses.

Por enquanto, a sequência já confirmada tem oito jogos em 26 dias, por três competições diferentes. Ela começa no jogo contra o Inter no Allianz Parque nesta quarta e termina em 4 de agosto, em clássico contra o Corinthians em Itaquera. Mas se o Palmeiras alcançar as quartas de final da Libertadores e a final da Copa do Brasil, a próxima janela sem jogo de meio de semana será somente após partida com o Cruzeiro pelo Brasileirão, em 14 ou 15 de setembro.

Para se preparar para essa série desgastante, o Palmeiras vai usar o mesmo remédio do ano passado: rodízio de titulares. Felipão já avisou que vai intensificar a rotação de jogadores no segundo semestre para suportar a maratona e seguir competitivo nos três torneios. Além de ter pela frente o Inter na Copa do Brasil, hoje o Verdão lidera o Brasileiro e tem a melhor campanha da Libertadores, onde pega o Godoy Cruz nas oitavas de final.

A maratona de jogos também recebeu atenção especial durante o período sem jogos durante a parada para a disputa da Copa América. O elenco se reapresentou após dez dias de folga e ficou concentrado na Academia de Futebol por cinco dias, treinando sempre em dois períodos, até o primeiro jogo-treino da inter-temporada, que terminou em vitória sobre o Oeste-SP por 2 a 1.

Nos outros dois testes durante a parada, o Palmeiras perdeu do Guarani em amistoso por 2 a 1 e empatou com o Operário-PR em jogo-treino por 2 a 2. Felipão aproveitou as atividades para observar alternativas, mas deve manter a base do time que terminou o primeiro semestre rendendo em nível bastante alto. Hoje, o time ideal do alviverde tem Weverton; Marcos Rocha, Luan, Gustavo Gómez e Diogo Barbosa; Felipe Melo, Bruno Henrique e Lucas Lima; Dudu, Zé Rafael e Deyverson.

Com um elenco de 32 jogadores, o Palmeiras tem negociado atletas que não vinham sendo utilizados e se aproximado do número ideal que Felipão considera para o plantel, entre 28 e 30 nomes. Os dois últimos emprestados foram o zagueiro Juninho e o meia Guerra, que foram cedidos ao Bahia. Já as principais novidades para o segundo semestre serão o volante Ramires, única contratação de meio de ano, e os atacantes Angulo, promovido do sub-20, e Willian, recuperado de lesão no joelho.

Confira a maratona de oito jogos em 26 dias, que pode ser maior se o Palmeiras avançar na Copa do Brasil e na Libertadores:

10/07 (quarta) - Palmeiras x Internacional (Copa do Brasil)

13/07 (sábado) - São Paulo x Palmeiras (Brasileirão)

17/07 (quarta) - Internacional x Palmeiras (Copa do Brasil)

20/07 (sábado) - Ceará x Palmeiras (Brasileirão)

23/07 (terça) - Godoy Cruz x Palmeiras (Libertadores)

27/07 (sábado) - Palmeiras x Vasco (Brasileirão)

30/07 (terça) - Palmeiras x Godoy Cruz (Libertadores)

04/08 (domingo) - Corinthians x Palmeiras (Brasileirão)

Palmeiras