Topo

Como Felipão influenciou e acompanha de perto o trabalho de Odair Hellmann

Odair Hellmann e Luiz Felipe Scolari trocaram elogios e se enfrentam em Palmeiras x Inter - Persio Ciulla | Divulgação TXT Sports
Odair Hellmann e Luiz Felipe Scolari trocaram elogios e se enfrentam em Palmeiras x Inter Imagem: Persio Ciulla | Divulgação TXT Sports

Leandro Miranda e Marinho Saldanha

Do UOL, em São Paulo e Porto Alegre

10/07/2019 04h00

Palmeiras e Inter abrem a disputa de quartas de final da Copa do Brasil, hoje (10), no Allianz Parque. E nos reservados estarão dois treinadores de estilos parecidos. Com a disciplina como pilar para organização de um grupo, Felipão foi influência importante para Odair Hellmann. E o palmeirense acompanha de perto o trabalho do adversário das 21h30 (de Brasília).

Publicamente, Odair e Felipão já trocaram elogios. Após um dos confrontos do Brasileiro do ano passado, Scolari sublinhou as qualidades do trabalho realizado no Inter. Odair repetiu as palavras positivas ao Palmeiras.

"Fiquei muito feliz de ver o trabalho do Odair, a maneira que o time joga, a dedicação, os conceitos que aplica em campo. Parabéns ao Internacional por ter efetivado o Odair, por ter mantido o Odair, pelos jogadores que trabalham no time e a liderança que ele tem sobre eles", disse Scolari em 2018.

"Está de parabéns o Felipão. Conseguiu um padrão de jogo com uma equipe diferente (da titular). Ele faz um excelente trabalho neste retorno. Há um padrão, independente dos jogadores que entram em campo", retribuiu Odair.

E a relação entre eles é anterior a isso. Quando o Colorado encarou o Cianorte, por exemplo, pela Copa do Brasil de 2018, Felipão, então sem clube, esteve no Beira-Rio acompanhando o time treinado por Paulo Turra, que atualmente é seu auxiliar, contra o Inter de Odair.

O pentacampeão mundial comentou, de pronto, sobre a organização do Inter e a relação que "Papito" (apelido de Odair) tinha com o elenco de jogadores.

Ao mesmo tempo, Odair Hellmann não esconde a influência que o trabalho de Scolari teve em sua formação. A "escola gaúcha" de técnicos tem no comandante que fez história pelo Grêmio nos anos 1990 um exemplo de boa condução de grupo. O atual técnico do Inter sempre deixa claro que isso é um dos pontos importantes para a construção de uma equipe vencedora.

Inter e Palmeiras não são tão distantes em modelo de jogo. Adversários nesta noite, ambos abusam de combates físicos e apostam em uma defesa sólida como base para obter os melhores resultados. Utilizam um centroavante de imposição e transições rápidas para o ataque, principalmente quando são ameaçados.

Em números, Felipão leva vantagem

Contratado em julho do ano passado pelo Palmeiras, Felipão encarou Odair apenas duas vezes. No returno do Brasileiro de 2018 houve um empate em 0 a 0 no Beira-Rio, com o Alviverde utilizando reservas. E no jogo de ida do Brasileiro deste ano, vitória palmeirense por 1 a 0, gol de Deyverson.

FICHA TÉCNICA

PALMEIRAS X INTERNACIONAL
Data e hora: 10/07/2019 (quarta-feira), às 21h30 (Brasília)
Local: estádio Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Auxiliares: Fabrício Vilarinho da Silva e Bruno Raphael Pires (ambos goianos)
Árbitro de vídeo: Igor Junio Benevenuto (MG)

PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha, Luan, Gustavo Gómez e Diogo Barbosa; Felipe Melo, Bruno Henrique e Lucas Lima; Dudu, Zé Rafael e Deyverson.
Técnico: Luiz Felipe Scolari

INTERNACIONAL: Marcelo Lomba; Bruno, Rodrigo Moledo, Victor Cuesta e Uendel; Rodrigo Dourado, Edenílson, Nonato, Patrick e Nico López; Paolo Guerrero.
Técnico: Odair Hellmann