Topo

Promessa contratada pelo Barça joga desde os 6 anos e esteve perto do PSG

Louie Barry assinou com o Barcelona - Divulgação/Barcelona
Louie Barry assinou com o Barcelona Imagem: Divulgação/Barcelona

Do UOL, em São Paulo

11/07/2019 12h12

Anunciado hoje pelo Barcelona para integrar a equipe juvenil, o atacante Louie Barry, de 16 anos, é considerado uma das grandes promessas do futebol inglês, sendo que ingressou nas categorias de base do West Bromwich aos 6 anos.

Barry também estava na mira do PSG, mas o clube catalão levou a melhor na disputa ao pagar 235 mil libras (cerca de R$ 1,1 milhão) e oferecer um contrato de três anos ao jovem. Relatos da imprensa inglesa e do site da "ESPN "indicavam que o atacante inclusive tinha viajado a Paris para realizar exames no clube francês, mas foi seduzido pela proposta do Barcelona.

Para fechar com o clube, Barry também recusou uma oferta do West Bromwich que previa a assinatura de um contrato profissional que o deixaria apto a jogar as partidas do time na segunda divisão inglesa. No Barcelona, o atacante a princípio integrará a equipe sub-19.

O interesse pelo futebol de Barry cresceu nos últimos dois anos, quando o jogador passou a defender seleções da base. O atacante nascido em Birmingham chegou a jogar pela seleção irlandesa - para a qual também é elegível -, mas recentemente optou por atuar pela Inglaterra. Ele ainda tem tempo até fazer a escolha definitiva.

Atuando pela seleção inglesa sub-16, Barry marcou três gols e ganhou o prêmio de melhor jogador na conquista do torneio Val-de-Marne. Ele ainda marcou dois gols em quatro jogos de sua participação no torneio de Montaigu.

A tendência é que Barry seja lapidado em "La Masia" e ainda demore a aparecer no time profissional do Barcelona. Porém, o destaque dado pelo clube espanhol na contratação indica, pelo menos na teoria, um caminho promissor para o jovem inglês trilhar na Espanha.