Topo

Corinthians

Corinthians recebe CSA tentando vencer desconfiança após a intertemporada

Corinthians abre segundo semestre desafiado a mostrar algo novo após semanas de treinos - Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians
Corinthians abre segundo semestre desafiado a mostrar algo novo após semanas de treinos Imagem: Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

Arthur Sandes

Do UOL, em São Paulo

14/07/2019 04h00

Após três semanas de incertezas, o Corinthians retoma sua temporada cercado de desconfiança às 16 horas (de Brasília) de hoje, quando recebe o CSA em sua Arena. Pela décima rodada do Campeonato Brasileiro, o Timão entra em campo desafiado a mostrar algo diferente em um cenário que promete poucas inovações.

Quase tudo no Corinthians é idêntico a antes da pausa da Copa América, a começar pela escalação - só Gil é novidade entre os titulares. Fábio Carille mantém o sistema tático e todas as peças do meio para frente: Ralf, Junior Urso de volantes; Sornoza centralizado; Pedrinho e Clayson nas pontas; e Vagner Love como centroavante.

É a mesma ideia de jogo do primeiro semestre, no qual o Corinthians patinou em vários jogos e mostrou grande dificuldade na armação de jogadas - ainda que tenha sido campeão estadual. A manutenção do esquema e dos jogadores se justifica em parte por alguns problemas que Carille enfrentou durante a pausa da Copa América, mas surpreende a permanência de Sornoza, por exemplo, visto que Régis foi o grande destaque dos amistosos recentes.

Sornoza foi reserva nos testes contra Botafogo-SP, Vila Nova e Londrina, mas retomou sua posição justamente nesta semana - sobrou para Régis voltar ao banco. Outra insistência é Pedrinho na ponta direita, ainda que o jogador prefira a faixa central e até tenha sido testado nesta função. De modo geral, Carille experimentou tudo o que conseguiu nas últimas semanas, mas parece não ter sido convencido por nenhuma alternativa.

Daí que o Corinthians encara o CSA sob pressão de ter bons momentos de futebol. Não chega a ser uma insatisfação da torcida, que inclusive tem sido bastante paciente, mas a esperança é que o mês de descanso e treinos tenha servido para melhorar o time de alguma forma. Afinal Carille falou tanto na pausa de meio de ano que acabou inflando também a expectativa pela evolução.

Ficha Técnica

Corinthians x CSA

Data: 14 de julho de 2019, domingo
Horário: 16 horas (de Brasília)
Local: Arena Corinthians
Competição: Campeonato Brasileiro, décima rodada
Árbitro: Wagner Reway (PB)
Assistentes: Alessandro Rocha de Matos (BA) e Cleriston Barreto Rios (SE)

Corinthians: Cássio; Fagner, Manoel, Gil e Danilo Avelar; Ralf, Junior Urso e Sornoza; Pedrinho, Clayson e Vagner Love. Técnico: Fábio Carille.

CSA: Jordi; Celsinho, Alan Costa, Luciano Castán e Rafinha; Naldo, Nilton, Jonatan Gómez e Apodi; Ricardo Bueno e Alcesandro. Técnico: Argel Fucks.

Corinthians