Topo

Em casa após parada, Fla encara Goiás para não repetir falha do ano passado

Flamengo perdeu para o São Paulo na retomada do Brasileiro do passado, em casa - Thiago Ribeiro/AGIF
Flamengo perdeu para o São Paulo na retomada do Brasileiro do passado, em casa Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

14/07/2019 04h00

Após a paralisação do calendário por conta da Copa América, a retomada do Flamengo no Campeonato Brasileiro será em casa, diante da torcida, contra o Goiás, às 11h. O cenário é parecido com o da última temporada, quando "o ano parou" por conta da Copa do Mundo, mas para se aproximar do topo da tabela, terá de conquistar um resultado diferente.

Ano passado, o Flamengo foi para a parada da Copa do Mundo líder do Brasileiro, com 27 pontos, quatro à frente do Atlético-MG, segundo colocado. No retorno do torneio, na então rodada de número 13, encarou o São Paulo, no Maracanã. A empolgação se transformou em frustração com a derrota por 1 a 0.

Na ocasião, o resultado fez os adversários da parte de cima da tabela diminuírem a diferença e marcou o início de uma oscilação do time, à época, comando por Mauricio Barbieri. Quatro rodadas depois, acabou perdendo a liderança, para o próprio São Paulo.

Na tentativa de retomar a primeira colocação, a equipe da Gávea alternou boas e más atuações e caiu posições, recuperando-se apenas na reta final, já sob o comando de Dorival Júnior, mas não foi o suficiente.

Desta vez, novamente o Maracanã e o apoio da torcida após a paralisação do calendário - agora, devido à disputa da Copa América. Porém, na terceira colocação, com 17 pontos, oito atrás do líder Palmeiras, há a necessidade de vitória para encostar no rival e manter o objetivo de, em breve, tomar o topo da tabela.

"O campeonato não acabou ainda. Ano passado, antes da parada da Copa, estávamos oito pontos na frente do Palmeiras e eles foram campeões. Se o Palmeiras vencer todos os jogos e for campeão, parabéns para ele. A oscilação é normal e temos que estar preparados. Há dois confrontos que dependem da gente", disse Arão, em entrevista coletiva no mês passado.

Primeiro contato de Jesus e Rafinha

A partida de hoje vai marcar a estreia do técnico português Jorge Jesus no Maracanã e o primeiro contato com a torcida do Flamengo em um jogo oficial - o primeiro jogo dele como treinador foi contra o Athletico-PR, na última quarta-feira, na Arena da Baixada, pela Copa do Brasil. O jogo-treino contra o Madureira, na Gávea, teve torcida, mas apenas sócios e acompanhantes.

Vale lembrar que o lateral-direito Rafinha, apresentado no decorrer da paralisação, também pode fazer a estreia pelo Flamengo. Ele foi relacionado para o jogo com o Furacão, mas não foi utilizado.

FICHA TÉCNICA
FLAMENGO X GOIÁS


Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 14 de julho de 2019
Horário: 11h (de Brasília)
Árbitro: Caio Max Augusto Vieira (RN)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (MG) e Eduardo Gonçalves da Cruz (MS)

Flamengo: Diego Alves, Rafinha, Léo Duarte, Rodrigo Caio e Renê; Cuéllar, Diego (Arão), Everton Ribeiro (Vitinho) e Arrascaeta; Bruno Henrique e Gabigol.
Técnico: Jorge Jesus

Goiás: Tadeu; Daniel Guedes, Yago, Rafael Vaz e Jefferson; Geovane, Yago Felipe e Giovanni Augusto; Michael, Kayke e Leandro Barcia.
Técnico: Claudinei Oliveira