Topo

Palmeiras

Por que Ramires demora a estrear e ainda nem treinou com bola no Palmeiras

Jogador foi apresentado oficialmente ontem e afirmou estar muito perto do físico ideal para debutar - Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação
Jogador foi apresentado oficialmente ontem e afirmou estar muito perto do físico ideal para debutar Imagem: Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação

Arthur Sandes

Do UOL, em São Paulo

16/07/2019 04h00

Reforço contratado há um mês, Ramires ainda nem participou de um treino com bola na Academia de Futebol do Palmeiras. O meio-campista chega cercado de expectativa pelo passado de alto nível e histórico na seleção brasileira, mas tem demorado para evoluir na parte física e enfim ficar à disposição de Felipão. Abaixo, o UOL Esporte indica os motivos.

O início de Ramires no Palmeiras indica grandes cuidados porque ele disputou um único jogo oficial nos últimos 21 meses. O reforço teve problemas pessoais na semana de sua apresentação e, assim que começou a trabalhar na Academia, deu início aos exercícios físicos que faria durante toda a pausa da Copa América.

Além disso a comissão técnica não viu razão para acelerar a ambientação de Ramires por dois motivos: para não correr risco de "estourar" um jogador de 32 anos e por já estar bem servida de meio-campistas. "Não precisamos fazer com que ele corra contra o tempo", avisou Felipão quando recebeu o reforço.

De fato o Palmeiras não impõe um prazo para a estreia, e o próprio Ramires concorda que o período de trabalho físico é valioso por sua idade e por ter ficado tanto tempo parado na China. "É difícil dizer que vai ser o Ramires de dez anos atrás", avisou o jogador em sua coletiva de apresentação, ontem. Ele não joga há mais de um ano por ter tido problemas burocráticos na China - chegou até a jogar pelo time B do Jiangsu Suning.

A expectativa é de que Ramires passe a trabalhar com os companheiros nos próximos dias, gradualmente passando da transição a campo para os coletivos. Ele próprio se vê com "95% das condições físicas ideais", de modo que deve ficar à disposição de Felipão em breve. Então, restará saber em qual função o treinador pensa escalar o reforço.

Ainda sem Ramires, o Palmeiras decide uma vaga nas semifinais da Copa do Brasil às 21h30 (de Brasília) de amanhã, contra o Internacional. O Alviverde paulista abriu vantagem de 1 a 0 no jogo de ida, no Allianz Parque, e agora joga pelo empate em Porto Alegre para se garantir entre os quatro sobreviventes.

Palmeiras