Topo

Pato, Neymar e agora Diego. Quem se deu mal cobrando pênalti no meio do gol

Do UOL, em São Paulo

18/07/2019 12h05

Muitos jogadores como "Loco Abreu" e Zidane já correram o risco com êxito, mas cobrar pênaltis no meio do gol - e ainda por cima de mansinho, seja cavadinha ou não - já causou problemas a Alexandre Pato, Elano e Neymar, entre outros. Na noite de ontem, foi a vez de Diego entrar neste grupo ao perder um pênalti, nas quartas de final da Copa do Brasil, entre Flamengo e Athletico-PR.

O meio-campista rubro-negro abria a disputa de pênaltis e tentou, em suas próprias palavras, bater alto e de chapa. Porém, o goleiro Santos ficou parado e fez a defesa sem muito esforço. No final, o Athletico-PR venceu a disputa por 3 a 1 e se classificou para as semifinais da Copa do Brasil.

Relembre outros jogadores que se deram mal com cobranças parecidas

Alexandre Pato
Pato ainda jogava no Corinthians em 2013 quando falhou na disputa de penalidades também nas quartas de final da Copa do Brasil, contra o Grêmio. Na ocasião, ele tentou uma cavadinha que não foi exatamente no meio do gol, mas de tão fraca fez com que Dida fizesse a defesa praticamente parado. O Corinthians foi eliminado e Pato ficou negativamente marcado no clube, com direito a acesso de fúria do técnico Tite no vestiário.

Elano
Pouca gente lembra, mas a histórica vitória do Flamengo por 5 a 4 sobre o Santos na Vila Belmiro, em 2011, teve uma cobrança de pênalti falha de Elano. Com o placar em 3 a 2 a favor do time da casa, o santista tentou uma cavadinha no meio do gol. Felipe pegou e ainda tirou onda fazendo embaixadinhas. O gol fez falta, já que no final a vitória foi rubro-negra.

Neymar
Neymar também já errou uma cavadinha no meio do gol em 2010, quando atuava pelo Santos. Na ocasião, o Santos vencia o Vitória por 1 a 0 na primeira partida final da Copa do Brasil quando o atacante tentou surpreender Lee. O goleiro pegou o pênalti no meio do gol. O erro acabou não fazendo falta para o Santos, que ficou com o título com a vitória por 2 a 0 na Vila Belmiro combinada com a derrota por 2 a 1 em Salvador.

Vargas
A derrota do Chile para o Peru na semifinal da Copa América já estava selada, mas o atacante Eduardo Vargas perdeu a chance de diminuir a desvantagem nos acréscimos cobrando de maneira displicente o pênalti defendido por Gallesse com apenas uma mão. Além do 3 a 0 placar, o Chile deu adeus ao sonho do tri com um lance bisonho.

Maicosuel
O meio-campista Maicosuel, com passagens por times como São Paulo e Botafogo, teve seu dia de vilão quando atuava pela Udinese, em 2012. O jogador errou a cavadinha e o time italiano foi eliminado pelo Braga nos playoffs da Liga dos Campeões.

Maicosuel meio do gol - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

William
A disputa de penalidades valia vaga na fase seguinte da Copa Sul-Americana, e o botafoguense William acabou praticamente recuando a sua cobrança. O goleiro Diego nem sequer precisou pular para fazer a defesa e ajudar na classificação do Fluminense. Ele se explicou dizendo que o lance não foi intencional: "Meu pé ficou preso na grama. Quando percebi, tentei girar o pé, mas não consegui. A bola saiu muito fraca e Diego fez a defesa", disse na ocasião.

Willliam Botafogo - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Totti
Totti é outro jogador que falhou ao tentar uma cobrança no meio do gol. O jogador da Roma tentou o lance em uma partida contra a Lecce, mas Vincenzo Sicignano ficou praticamente parado para fazer a defesa.

Totti - Xinhua/Alberto Lingria - Xinhua/Alberto Lingria
Totti
Imagem: Xinhua/Alberto Lingria

Bendrix Parra
O jogo La Equidad (COL) x Independiente de Campo Grande (PAR) pela primeira fase da Copa Sul-Americana deste ano poderia passar desapercebida para muitos, se não fosse Bendrix Parra. O jogador da equipe paraguaia tentou uma "cavadinha" no meio, mas foi tão mal que o goleiro, já caído, conseguiu defender com o peito. Seu time foi eliminado.

Pênalti perdido Sul-Americana - Reprodução - Reprodução
Pênalti perdido Sul-Americana
Imagem: Reprodução