Topo

Jogador é punido por comemorar gol homenageando irmão assassinado

Jhonathan Agudelo, do Cúcuta, comemora gol diante do Rionegro Águilas mostrando camiseta com a foto do irmão, Jorge Iván, que foi assassinado - Reprodução
Jhonathan Agudelo, do Cúcuta, comemora gol diante do Rionegro Águilas mostrando camiseta com a foto do irmão, Jorge Iván, que foi assassinado Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

19/07/2019 17h04

Na última segunda-feira (15), o Cúcuta visitou o Rionegro Águilas pela primeira rodada do torneio Clausura do Campeonato Colombiano e venceu por 3 a 1, graças a dois gols de Jhonathan Agudelo. Na hora de comemorar, o atacante levantou a camisa e mostrou, por baixo, uma camiseta que vestia.

A peça trazia uma foto do irmão de Agudelo: Jorge Iván Agudelo, de 17 anos, era atleta das categorias de base do Independiente Medellín e foi morto a tiros em maio. As autoridades ainda não apontaram oficialmente um culpado.

A homenagem do jogador, no entanto, não foi bem recebida pelas autoridades esportivas locais. Em comunicado divulgado na terça-feira, o Comitê Disciplinar do Campeonato Colombiano incluiu Jhonathan Agudelo em uma lista de atletas punidos, com base no artigo 69 do Código Disciplinar Único da Federação Colombiana de Futebol - que, no caso, proíbe que um jogador tire a camisa na comemoração. A multa é de dez salários mínimos, ou pouco mais de 8,1 milhões de pesos colombianos (R$ 9.817,51 em valores atuais).

"Consequentemente, há de se aplicar a multa que estabelece o artigo previamente citado e, portanto, sancionar o sr. Jhonathan Agudelo, jogador inscrito com o Cúcuta Deportivo Fútbol Club S.A.", comunica a Dimayor, organização responsável pela organização do Campeonato Colombiano. As partes podem recorrer da sentença.

No Instagram, Agudelo publicou na quarta-feira um vídeo com a comemoração de um dos gols, com uma mensagem ao irmão. "Ainda sigo clamando sua presença, Jorge. Meus gols são seus gols, minhas vitórias são suas. Sei que, do céu, você me guia", escreveu.