Topo

Atlético-MG

Hoje com técnico definido, Atlético-MG enfrenta o antigo alvo Rogério Ceni

Rogério Ceni, técnico do Fortaleza, foi um dos alvos do Atlético-MG antes de efetivar Rodrigo Santana - Anderson Lira/Brazil Photo Press/Folhapress
Rogério Ceni, técnico do Fortaleza, foi um dos alvos do Atlético-MG antes de efetivar Rodrigo Santana Imagem: Anderson Lira/Brazil Photo Press/Folhapress

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

21/07/2019 04h00

O Atlético-MG efetivou Rodrigo Santana como treinador em 24 de junho passado. Escolhido para substituir Levir Culpi, demitido em abril, o técnico nem sempre foi a opção ideal para a diretoria. Hoje, o Galo enfrentará um nome que estava entre os prediletos para o cargo.

Rogério Ceni foi o plano B da cúpula mineira. A primeira tentativa foi Tiago Nunes, hoje no Athletico Paranaense. Diante da negativa do técnico, o Galo foi atrás do comandante do Fortaleza, rival no jogo de hoje, às 16h (de Brasília), pela 11ª rodada do Brasileirão, na Arena Independência.

Por motivos pessoais e por gratidão ao clube cearense, Rogério Ceni optou por descartar uma mudança para a Cidade do Galo. Em abril passado, ele explicou o motivo em entrevista ao canal TNT.

"O Rui [Costa, diretor do Atlético-MG] me ligou fazendo uma consulta, não houve nem proposta, não falamos sobre valores ou coisa assim. Eu também estou com meu pai hoje saindo do hospital. É uma situação não muito confortável para mim, sair de um time onde já estou há 16 meses para fazer uma troca e se entregar totalmente para adaptar um novo sistema de jogo em um novo lugar, conhecer atletas diferentes", disse à época.

"Eu fico muito agradecido pelo interesse e pela observação do meu trabalho, mas, no momento, eu preferi dar continuidade ao meu trabalho no Fortaleza, porque eu já conheço os atletas", acrescentou.

Após a recusa de Rogério Ceni, o Atlético ainda tentou outros nomes. Entre eles, Jorge Jesus, atualmente no Flamengo, e Juan Carlos Osorio. Sem sucesso, o clube decidiu efetivar Rodrigo Santana ao fim da paralisação para a disputa da Copa América.

"A confirmação do Rodrigo é fruto de um trabalho que foi feito sem improvisação. Quando o clube estabeleceu uma metodologia de trabalho, o Rodrigo era o primeiro nome para comandar o clube, ainda que de forma interina, para buscarmos o novo perfil. O Rodrigo foi conquistando esse espaço no trabalho. Sempre disse que estava buscando alguns nomes, mas a cada momento, ele demonstrava a todos nós que estava capacitado para este momento", declarou Rui Costa, diretor de futebol, no dia da efetivação de Rodrigo Santana.

Desde que foi confirmado como técnico efetivo do Galo, Rodrigo Santana comandou o time em três partidas. Ele teve um triunfo por 2 a 1 sobre a Chapecoense no Brasileirão e foi eliminado para o arquirrival Cruzeiro nas quartas de final da Copa do Brasil 2019. Sob a batuta do técnico, a equipe ainda garantiu a classificação para as oitavas de final da Sul-Americana.

Ficha técnica
Atlético-MG x Fortaleza

Motivo: 11ª rodada do Campeonato Brasileiro 2019
Local: Arena Independência, em Belo Horizonte (MG)
Data: 21 de julho de 2019 (domingo)
Horário: às 16h (de Brasília)
Árbitro: Edina Alves Batista (Fifa/SP)
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse (Fifa/SP) e Neuza Ines Back (Fifa/SP)
VAR: Paulo Roberto Alves Junior (PR)

Atlético-MG
Victor; Patric, Igor Rabello, Réver (Leonardo Silva) e Fábio Santos (Lucas Hernández); Jair (Zé Welison), Elias, Luan (Geuvânio), Cazares e Chará; Alerrandro.
Técnico: Rodrigo Santana.

Fortaleza
Felipe Alves; Gabriel Dias, Quintero, Roger Carvalho e Carlinhos; Juninho e Araruna; Romarinho, Wellington Paulista, Kieza e André Luís.
Técnico: Rogério Ceni.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Foi informado incorretamente que Heber Roberto Lopes apitará o jogo, Bruno Boschilia e Daiane Caroline Muniz dos Santos seriam os assistentes e Caio Max Augusto Vieira, o árbitro de vídeo. Na verdade, o jogo será comandado por Edina Alves Batista, com Marcelo Carvalho Van Gasse e Neuza Ines Back, de assistentes, e Paulo Roberto Alves Junior, como quarto árbitro.

Atlético-MG