Topo

Athletico-PR contrata lateral ex-Barça. Contrato vai até o final de 2020

Adriano teve passagem pelo Barcelona no início da década. Lateral assinou contrato de um ano e meio com o Athletico - Jorge Guerrero / AFP
Adriano teve passagem pelo Barcelona no início da década. Lateral assinou contrato de um ano e meio com o Athletico Imagem: Jorge Guerrero / AFP

Napoleão de Almeida

Colaboração para o UOL, em São Paulo

22/07/2019 23h43

O lateral-esquerdo Adriano está de volta do futebol brasileiro. O jogador irá defender o Athletico Paranaense pelo próximo ano e meio, com contrato até o final de 2020. O retorno ao Brasil marca o retorno à cidade em que tudo começou, mas com outras cores: revelado no Coritiba, Adriano deixou o Coxa em 2004 para girar pela Espanha e por último pela Turquia. Com direitos livres, ele assinou com o Furacão pelo valor dos salários mensais.

Adriano brilhou no Sevilla, onde ganhou dois títulos da Liga Europa e duas Copas do Rei. Chamou a atenção do Barcelona, se transferindo ao clube catalão em 2010. Foram seis anos ao lado de jogadores como Xavi, Iniesta, Daniel Alves e Messi, ganhando duas vezes a Liga dos Campeões da Europa, quatro Espanhóis, três Copas do Rei e dois Mundiais de Clubes da Fifa, sendo artilheiro da edição de 2011, com dois gols. Ao sair do Barça foi ao Besiktas, da Turquia, onde foi campeão nacional em 2016-17.

Na volta ao Brasil pesou o desejo de ficar próximo à família. Nascido em Curitiba, Adriano tem família na cidade, de onde também é a esposa. Mesmo com sondagens de clubes de Rio e São Paulo optou pelo Furacão. Em campo, o clube planeja contar com ele tanto na lateral-esquerda quanto no meio. Recentemente, o Athletico contratou Abner Vinícius, da Ponte Preta, por R$ 10 milhões, e já conta com Abner Felipe (ex-Real Madrid) e Marcio Azevedo.

Adriano deverá ser apresentado à torcida nesta quarta (24), quando o Athletico encara o Boca Juniors pela partida de ida das oitavas de final da Copa Libertadores.