Topo

Messi é multado e suspenso pela Conmebol após expulsão contra o Chile

Luisa Gonzalez/Reuters
Imagem: Luisa Gonzalez/Reuters

Do UOL, em São Paulo*

23/07/2019 20h22

Lionel Messi foi suspenso por uma partida e multado em 1.500 dólares (mais de R$ 5.600, segundo a cotação atual) após ser expulso no duelo entre Argentina e Chile, na disputa pelo 3º lugar da Copa América.

Ele deverá cumprir suspensão no primeiro jogo das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022. A Conmebol informou que o valor da multa será debitado automaticamente do montante que a AFA (Associação do Futebol Argentino) receberá por participação e prêmios.

Messi recebeu cartão vermelho aos 37 minutos do primeiro tempo da partida contra o Chile após um encontrão com Gary Medel. Os dois se desentenderam após o lance e acabaram expulsos.

A punição não tem relação com as declarações feitas pelo atacante argentino durante a disputa da Copa América. Messi criticou, em especial, a arbitragem do jogo contra o Brasil, sugerindo que havia um esquema de favorecimento ao país anfitrião. As acusações do craque ainda serão julgadas pela Conmebol.

A Conmebol também decidiu destituir o presidente da AFA, Claudio Tapia, do cargo de representante da entidade no Conselho da Fifa.

A decisão foi motivada pelas críticas de Tapia ao árbitro equatoriano Roddy Zambrano, que apitou a vitória do Brasil sobre a Argentina nas semifinais da Copa América.

*Com informações da agência EFE

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi publicado anteriormente no título e no primeiro parágrafo, Messi foi suspenso e multado pela Conmebol por ter sido expulso contra o Chile, e não pelas reclamações contra a entidade. O erro foi corrigido.