Topo

Dez jogadores custaram mais de 100 milhões de euros. Mas eles valem tanto?

Neymar e Mbappé são dois dos jogadores que custaram mais de 100 milhões de euros - Divulgação/PSG
Neymar e Mbappé são dois dos jogadores que custaram mais de 100 milhões de euros Imagem: Divulgação/PSG

Do UOL, em São Paulo

25/07/2019 04h00

Os 120 milhões de euros pagos pelo Barcelona fizeram de Antoine Griezmann o décimo jogador da história do futebol a protagonizar uma transferência acima dos 100 milhões de euros. Porém, a escalada recente de valores e a possibilidade de cinco participantes deste seleto grupo (Neymar, Dembelé, Philippe Coutinho, Bale e Pogba) serem negociados novamente nesta janela levantam um debate: estas negociações foram supervalorizadas?

No centro desta discussão está os 222 milhões de euros pagos pelo PSG ao Barcelona por Neymar em 2017. Até aquela transferência, apenas Gareth Bale e Paul Pogba tinham ultrapassado os 100 milhões. Na sequência, como em um efeito cascata, outras sete negociações foram fechadas neste patamar: as de Kylian Mbappé, Ousmane Dembélé, Philippe Coutinho, Cristiano Ronaldo, João Félix, Eden Hazard e Antoine Griezmann.

O caso do Barcelona é emblemático. Conhecido por formar jogadores nas categorias de base, o time catalão mudou sua postura no mercado e nos últimos dois anos gastou mais de 100 milhões de euros em três reforços.

Dembelé e Philippe Coutinho já custaram 270 milhões de euros ao clube - o brasileiro ainda tem cláusulas de bônus da venda ao Liverpool que podem aumentar este valor - e são reflexos imediatos do dinheiro que circulou na mão dos catalães com a venda de Neymar.

Na época, o próprio clube avaliou que as negociações foram realizadas em um patamar acima do normal por ser notório que o time estava com dinheiro em caixa e precisava repor a saída do brasileiro e de outros jogadores. Dembelé e Philippe Coutinho, de acordo com avaliação do site especializado "Transfermarkt", hoje têm valor de mercado de 100 milhões de euros e 90 milhões de euros, respectivamente.

Dembelé e Coutinho já custaram juntos ao Barcelona 270 milhões de euros - Pau Barrena/AFP - Pau Barrena/AFP
Imagem: Pau Barrena/AFP

Nesta janela de transferência, porém, ambos convivem com especulações de que podem sair antes da terceira temporada pelo clube. Situação inimaginável para jogadores que custaram mais de 100 milhões há pouco tempo. Oficialmente, a diretoria banca a permanência de ambos, mas a irregularidade em campo faz com que seus nomes sejam apontados até como moeda de troca em uma negociação para a volta de Neymar.

O atacante do PSG, por sua vez, tem no alto valor pago em 2017 um dos fatores complicadores para o seu retorno. O time francês quer recuperar o valor investido e não pretende liberar Neymar por qualquer oferta. Porém, um estudo da Centro Internacional do Estudo do Esporte (CIES) divulgado em junho diz que o valor de mercado do brasileiro caiu para 150 milhões de euros. O site especializado "Transfermarkt" avalia o ex-jogador do Santos em 180 milhões de euros.

Bale e Pogba

Bale - Angel Martinez/Real Madrid via Getty Images - Angel Martinez/Real Madrid via Getty Images
Bale foi apresentado pelo Real em 2013
Imagem: Angel Martinez/Real Madrid via Getty Images
Gareth Bale foi o primeiro jogador a ser negociado no patamar de 100 milhões de euros. Hoje, seis anos depois da transferência que o levou ao Real Madrid, o atacante galês tem o futuro indefinido em meio a uma queda de braço com o clube com o qual ainda tem contrato em vigor.

Com poucas oportunidades com Zinedine Zidane, Bale já sinalizou que pode sair, mas o Real espera por propostas mais polpudas para liberá-lo. Seu atual valor de mercado, de acordo com o site especializado "Transfermarkt", é de 60 milhões de euros.

Pogba, por sua vez, está há três anos no Manchester United. Mas diferentemente de Bale continua em alta. O campeão do mundo com a França já deu sinais de que gostaria de deixar o clube inglês, mas uma possível transferência para Juventus ou Real Madrid deve ser fechada por um valor próximo aos 105 milhões de euros pago pelo United em 2016.

Pressão para os mais novos integrantes
A história recente mostra que valer mais de 100 milhões de euros tem pelo menos uma desvantagem: a pressão diante de tanta expectativa. Dembelé e Coutinho viveram esse problema ao não corresponderem de imediato no Barcelona.

Três jogadores iniciam a temporada como esse novo peso: os já experientes Eden Hazard e Antoine Griezmann, além do jovem João Félix. Com apenas 19 anos, o português de 19 anos foi a aposta de 126 milhões de euros do Atlético de Madri.

João Félix - Reprodução/Twitter Atlético de Madri - Reprodução/Twitter Atlético de Madri
Com apenas 19 anos, João Félix foi contratado por 126 milhões de euros pelo Atlético de Madri
Imagem: Reprodução/Twitter Atlético de Madri

Jogadores com transferências acima dos 100 milhões de euros
Neymar - 222 milhões de euros (2017, do Barcelona para o PSG)
Philippe Coutinho - 145 milhões de euros (2018, do Liverpool para o Barcelona)
Kylian Mbappé - 135 milhões de euros (2017/2018, do Monaco para o PSG)
João Félix - 126 milhões de euros (2019, do Benfica para o Atlético de Madri)
Ousmane Dembélé - 125 milhões de euros (2017, do Dotmund para o Barcelona)
Antoine Griezmann - 120 milhões de euros (2019, do Atlético de Madri para o Barcelona)
Cristiano Ronaldo - 117 milhões de euros (2018, do Real Madrid para a Juventus)
Paul Pogba - 105 milhões de euros (2016, da Juventus para o Manchester United)
Gareth Bale - 101 milhões de euros (2013, do Tottenham para o Real Madrid)
Eden Hazard - 100 milhões de euros (2019, do Chelsea para o Real Madrid)