Topo

Com direito a "lei do ex", Athletico-PR vence o time reserva do Cruzeiro

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

27/07/2019 20h51

O Athletico-PR não tomou conhecimento do Mineirão e venceu o Cruzeiro por 2 a 0 na noite de hoje, em partida válida pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro. Jonathan, ex-lateral celeste, e Bruno Guimarães marcaram os gols do jogo.

A Raposa ocupa a 16ª colocação, com 10 pontos conquistados, um a mais que o Fluminense, que perdeu para o São Paulo por 2 a 1 e é o primeiro da zona de rebaixamento. O Furacão chega a 19 pontos na tabela e ocupa a sétima colocação.

O Cruzeiro volta a campo na próxima terça-feira (30), diante do River Plate, da Argentina, no próprio Mineirão, pela segunda partida das oitavas de final da Copa Libertadores. O Athletico-PR também atuará pelo torneio na quarta-feira (31), diante do Boca Juniors, da Argentina.

Quem foi bem: Rony brilha e cria boas chances pelo lado esquerdo

O atacante foi bastante usado pelo lado esquerdo do ataque do Athletico Paranaense. Ele levou bastante perigo à meta defendida por Rafael jogando pelo lado do gramado. A sua atuação foi preponderante, inclusive, para o resultado. Ele participou ativamente do lance que culminou no pênalti sofrido pro Nikão. Na volta do segundo tempo, seguiu levando perigo no mesmo setor.

Quem foi mal: Weverton vacila e comete pênalti bobo em Nikão

O lateral direito que chegou a participar da preparação da seleção brasileira para a Copa América 2019 foi um dos piores nomes do jogo ocorrido na noite de hoje, no Mineirão. Além de vacilar na marcação, dando brecha para os rivais, ele cometeu um pênalti infantil em Nikão ao acertar carrinho no atacante do Athletico-PR. O lance fez o visitante abrir o placar diante da Raposa no Mineirão.

Fred amplia seca, leva amarelo por simulação e é vaiado

Esperança de gols do Cruzeiro para o jogo de hoje, Fred não foi bem mais uma vez em uma partida na temporada. O camisa 9 chegou à 13ª partida seguida sem balançar as redes. Ele foi pouco acionado durante o jogo e, quando foi procurado pelos homens de frente, foi presa fácil para a forte marcação feita pelo Athletico, sobretudo a dupla formada por Pedro Henrique e Léo Pereira. No primeiro tempo, o atacante ainda recebeu um amarelo por simulação. Ele tentou cavar um pênalti após cruzamento de David. No segundo tempo, ele foi alvo de vaias da torcida por conta da atuação.

Cruzeiro tem dificuldades e se limita a cruzamentos

Com uma equipe repleta de reservas, o Cruzeiro teve dificuldades para criar lances de perigo contra o adversário. Os comandados de Mano Menezes ficaram reféns de cruzamentos no duelo ocorrido no Gigante da Pampulha. No entanto, Fred não foi capaz de convereter os lances por estar em inferioridade na grande área adversária. O camisa 9 foi facilmente marcado pelos defensores do time visitante.

Athletico-PR usa o lado esquerdo do ataque com Rony

O Athletico Paranaense teve bastante liberdade para fazer o seu jogo. O time comandado por Tiago Nunes, quase todo titular, aproveitou os lados do campo para levar perigo à meta defendida por Rafael. O lado esquerdo foi o mais usado pelo time no confronto ocorrido na noite de hoje, no Mineirão. Em uma boa trama armada pelo atleta, Nikão sofreu o pênalti que culminou no gol de Jonathan.

Jonathan faz "lei do ex" valer pela 1ª vez contra o Cruzeiro

Revelado pelas categorias de base do Cruzeiro, Jonathan fez o seu primeiro gol no clube na noite de hoje. O lateral direito aproveitou cobrança de pênalti para marcar contra o ex-time. Ele deixou a Toca da Raposa II em 2010 para defender o Santos. De lá foi para a Inter de Milão e, em 2015, voltou ao Brasil para jogar por Fluminense e Athletico-PR. Ao todo, ele fez sete jogos diante de sua primeira equipe e marcou apenas uma vez.

Acionado no 2º tempo, Cirino decide em prol do Athletico-PR

Marcelo Cirino não balançou as redes. No entanto, foi crucial para a vitória do Athletico-PR no Mineirão. O atacante fez ótima tabela com Bruno Guimarães e deixou o volante em condições de balançar a rede de Rafael no segundo tempo do confronto. O camisa 10 mostrou ser uma boa opção para o time de Tiago Nunes.

Sassá é ovacionado por torcida, e David recebe vaias

Fred e David não fizeram boa partida na noite de hoje. A dupla cometeu erros e levou pouco perigo ao gol defendido por Santos. Não à toa, pouco antes dos 20 minutos do segundo tempo, Sassá foi ovacionado pelo público que compareceu ao Mineirão. O nome do atacante foi gritado nas arquibancadas do estádio e Mano atendeu prontamente. O escolhido para deixar o campo foi David. A atuação abaixo da expectativa fez com que o atacante fosse substituído com muitas vaias.

Ficha técnica
Cruzeiro x Athletico-PR

Motivo: 12ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data: 27 de julho de 2019 (sábado)
Horário: às 19h (de Brasília)
Árbitro: Rodrigo Carvalhaes de Miranda (RJ)
Assistentes: Luiz Claudio Regazone (RJ) e Carlos Henrique Alves de Lima Filho (RJ)
VAR: Carlos Eduardo Nunes Braga (RJ)

Cartão amarelo: Fred (Cruzeiro)

Gols: Jonathan - 30'/1ºT (0-1); Bruno Guimarães - 31'/2ºT (0-2)

Cruzeiro
Rafael; Weverton, Fabrício Bruno, Cacá e Dodô; Éderson, Ariel Cabral (Jadson Silva), Jadson e Maurício (Welinton); David (Sassá) e Fred.
Técnico: Mano Menezes.

Athletico-PR
Santos; Jonathan, Pedro Henrique, Léo Pereira e Márcio Azevedo (Abner Vinícius); Wellington, Bruno Guimarães, Nikão e Bruno Nazário (Thonny Anderson); Rony e Marco Ruben (Marcelo Cirino).
Técnico: Tiago Nunes.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi publicado no primeiro parágrafo desta notícia, o Athletico-PR é o sétimo colocado do Campeonato Brasileiro, e não o sexto. O erro foi corrigido,
Diferentemente do que foi publicado anteriormente, o Cruzeiro não está na zona de rebaixamento. O erro foi corrigido,