Topo

Santos

Liderança do Brasileiro interrompe jejum do Santos que durava 15 anos

Diego Salgado

Do UOL, em São Paulo

29/07/2019 04h00

Auxiliado por um tropeço do Palmeiras, que havia empatado por 1 a 1 com o Vasco no último sábado (27), o Santos bateu o Avaí ontem (28) e chegou à liderança do Campeonato Brasileiro pela primeira vez desde 2016. A ascensão da equipe alvinegra, contudo, encerrou um jejum bem mais duradouro: o time da Vila Belmiro não ocupava de forma isolada o primeiro posto da tabela desde 2004, quando ficou com o título nacional.

Até hoje, a última experiência do Santos como líder isolado do Brasileirão havia acontecido justamente na rodada derradeira do Brasileirão de 2004. Depois disso, o time da Vila Belmiro sempre teve companhia quando chegou ao topo. Foi assim em 2016, por exemplo: os paulistas assumiram o primeiro posto após o 18º jogo, quando somaram os mesmos 33 pontos de Corinthians e Palmeiras e possuíam um saldo de gols superior.

Em 2019 havia acontecido o inverso. Em quatro rodadas (primeira, segunda, quarta e 11ª), o Santos teve a mesma pontuação do líder e só não apareceu no lugar mais alto da tabela porque perdia nos critérios de desempate.

O Santos acumulou 29 pontos nas 12 rodadas do Campeonato Brasileiro de 2019. Com seis triunfos consecutivos, o time dirigido por Jorge Sampaoli agora tem dois de vantagem para o vice-líder Palmeiras, que não vence há três partidas no torneio nacional (empates com São Paulo e Vasco e derrota para o Ceará).

Os torcedores alvinegros ainda têm motivos para otimismo sobre a permanência na liderança. O Santos receberá na 13ª rodada o Goiás, que levará à Vila Belmiro um histórico de um revés e dois empates nos três últimos jogos. O duelo acontecerá no domingo (04), data em que o Palmeiras visitará o Corinthians em Itaquera.

Além disso, há uma questão de calendário: enquanto o Santos terá a semana para se concentrar na preparação para o jogo contra o Goiás, rivais como Palmeiras, Flamengo e Internacional terão desafios decisivos no mata-mata da Copa Libertadores.

Santos