Topo

Palmeiras

Borja decide e ganha elogios após concorrência aumentar no Palmeiras

Borja, do Palmeiras, comemora seu gol durante partida contra o Godoy Cruz pela Copa Libertadores  - Daniel Vorley/AGIF
Borja, do Palmeiras, comemora seu gol durante partida contra o Godoy Cruz pela Copa Libertadores Imagem: Daniel Vorley/AGIF

Flávio Latif e Leandro Miranda

Do UOL, em São Paulo

31/07/2019 04h00

Os jogos contra o Godoy Cruz serviram para revitalizar a temporada de Borja no Palmeiras. O atacante foi decisivo nas duas partidas pelas oitavas de final da Libertadores e peça fundamental para ajudar o alviverde a passar de fase, com gols na Argentina e no Allianz Parque. No mesmo dia em que viu a concorrência aumentar com a contratação de dois novos centroavantes, Henrique Dourado e Luiz Adriano, o colombiano respondeu em campo e ganhou elogios.

O primeiro tempo de Borja não foi bom: ele sofreu para ganhar as disputas físicas com os zagueiros do Godoy Cruz e errou passes fáceis, irritando Felipão na beira do gramado. Mas a situação foi totalmente diferente no segundo tempo. Ele participou do lance do pênalti, no qual o zagueiro Varela tocou a bola com o braço, e fez o segundo gol após trapalhada do goleiro Mehring. Comemorou fazendo o número 9 para a torcida e saiu aplaudido para a entrada de Deyverson.

Além dos lances decisivos, ele também mostrou esforço para melhorar em áreas que vinham sendo alvo constante de críticas, como a contribuição defensiva e a movimentação sem bola. A atuação rendeu a aprovação de Felipão, que falou sobre o ressurgimento do camisa 9, até então encostado na temporada. A noite não foi só de coisas positivas, porém: ele sentiu dores no pé esquerdo e deixou o estádio usando uma bota imobilizadora. Será reavaliado para saber se terá condições de jogar contra o Corinthians no domingo, pelo Brasileiro.

"Vamos estudar a situação do Borja. Ficamos contentes com o trabalho dele nos dois jogos, porque fez o gol de empate (no jogo de ida) e nos deu a chance de jogar dessa forma hoje. E hoje fez o segundo gol, o gol que nos deu tranquilidade. Mas todos, dentro do contexto, jogamos razoavelmente bem", avaliou o treinador.

Apesar do bom momento, o futuro de Borja ainda é incerto no Palmeiras. Se não vendê-lo até 17 de agosto, o clube terá que pagar mais R$ 11 milhões para comprar os 30% dos direitos econômicos que ainda pertencem ao Atlético Nacional, da Colômbia. Além disso, o Verdão tem dois novos nomes para a função: Henrique Dourado fica por empréstimo até o fim do ano, enquanto Luiz Adriano assinou por quatro temporadas.

Agora com cinco centroavantes, a tendência é que o Palmeiras se desfaça de alguns deles em breve. Além de Borja, que teria a saída facilitada pela questão contratual, Arthur Cabral tem equipes interessadas em seu futebol e é outro candidato a deixar o clube. Para as quartas de final da Libertadores, Felipão poderá inscrever apenas dois novos jogadores na lista.

Qual dupla deve ser inscrita nas quartas de final da Libertadores?

Resultado parcial

Total de 2410 votos
12,12%
77,01%
10,87%

Palmeiras