Topo

Atlético-MG

Jair muda de posição, cresce no Atlético-MG e ganha respaldo do treinador

Jair, volante do Atlético-MG, ganha mais oportunidades com o técnico Rodrigo Santana - Bruno Cantini/Divulgação/Atlético-MG
Jair, volante do Atlético-MG, ganha mais oportunidades com o técnico Rodrigo Santana Imagem: Bruno Cantini/Divulgação/Atlético-MG

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

01/08/2019 04h00

Jair é titular incontestável do Atlético-MG. A sequência do volante após a paralisação do calendário brasileiro para a disputa da Copa América o transformou em peça-chave do elenco comandado por Rodrigo Santana. Tudo começou com a mudança de posição do atleta em campo.

O volante de 24 anos foi o nome da vitória por 2 a 0 sobre o Botafogo, pela Copa Sul-Americana, na noite de ontem. Maior ladrão de bolas da equipe desde a volta do futebol nacional, o meio-campista teve que aceitar a troca de função em campo para crescer.

"O Jair era um jogador que tínhamos como segundo volante. Às vezes, a gente errava passe, ficava exposto e não tinha facilidade para vir com ela dominada. Ele tem jogada individual, arrasta", disse o técnico Rodrigo Santana.

A mudança ocorreu logo no primeiro jogo após a parada. O atleta substituiu Zé Welison a 14 minutos do fim do revés por 3 a 0 para o Cruzeiro e mostrou que poderia render como primeiro homem do meio de campo. A função, nunca usada no Galo, contou com dedo do auxiliar técnico Lucas Gonçalves, que o treinou no início da carreira no Rio Grande do Sul.

Jair voltou ao time como titular no jogo seguinte - a vitória por 2 a 1 sobre a Chapecoense - e não saiu mais. Desde então, se tornou o pilar do meio-campo. Não à toa é elogiado constantemente por Rodrigo Santana.

"Em relação ao Jair, até que está batendo uma bolinha. Fez grande jogo, veio ganhando confiança. Não só ele, como o Vina. Quando teve oportunidade, abraçou e está sendo fundamental no nosso esquema tático. Pisa na área, cava pênalti, o jogador que mais rouba bola na equipe. Temos que ficar atentos para não perder logo. É um grande jogador", comentou.

O atleta fala pouco sobre a mudança de posição e atribui o crescimento na equipe ao respaldo da comissão técnica.

"Sequência de jogos é tudo para o jogador. Nunca desaprendi a jogar futebol. A sequência que o Rodrigo me deu, eu venho aproveitando. Só tenho a melhorar com o decorrer dos jogos, mas é isso", explicou.

"É, confiança é tudo, a sequência que o Rodrigo está me dando e os apoios dos meus companheiros. Eu gosto de sair para o jogo. O Elias é um cara inteligente, quando eu saio, ele fica", acrescentou.

Atlético-MG