Topo

São Paulo

SPFC apresenta projeto, anima Daniel Alves e aguarda resposta do lateral

Daniel Alves em jogo da seleção brasileira - Lucas Figueiredo/CBF
Daniel Alves em jogo da seleção brasileira Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

Bruno Grossi, Danilo Lavieri, João Henrique Marques e José Eduardo Martins

Do UOL, em São Paulo

01/08/2019 15h50

Ao saber que Daniel Alves gostou do interesse do São Paulo em contratá-lo, o departamento de futebol tricolor não perdeu tempo. Segundo apurou o UOL Esporte, os dirigentes apresentaram um projeto esportivo de longo prazo, entre dois anos e meio a três temporadas para que o astro ainda tenha visibilidade mesmo atuando no Brasil. O clube do Morumbi ainda não ofereceu uma proposta oficial, mas já se mexe para tentar viabilizar financeiramente o acordo.

Pessoas próximas envolvidas na negociação acreditam em um acordo entre as partes. O jogador ficou satisfeito com a possibilidade de assinar um vínculo de longo prazo e até mesmo de ficar mais próximos dos filhos, que moram em Alphaville, na Grande São Paulo. O Tricolor paulista não vive um bom momento financeiro, mas já se mobilizou para encontrar uma solução.

A ideia é fazer parcerias para poder pagar um salário compatível a um jogador do nível de Daniel Alves. Neste caso, o São Paulo pode falar até com empresas que não estejam ligadas a outros clubes, para não provocar qualquer tipo de ruído. O aumento de visibilidade do clube também pode melhorar as condições com os atuais patrocinadores.

Daniel Alves ainda não deu sinal verde para fechar o negócio. O jogador, de 36 anos, ainda espera propostas da Europa, mas ainda não surgiu uma oferta que o agradasse (pelo tempo de contrato ou pelo projeto esportivo). O lateral da seleção brasileira até recusou uma proposta para defender um time dos Emirados Árabes.

O jogador já começou a fazer a sua mudança de Paris para a Espanha. O Barcelona é a prioridade, mas parte da diretoria do clube catalão não está disposta a contratá-lo. A Juventus, da Itália, também seria uma outra boa opção. Por isso, a tendência é de ele ainda analisar melhor o mercado internacional antes de sentar para fechar com o São Paulo.

No fim de julho, Daniel Alves brincou e se ofereceu para jogar em times brasileiros

UOL Esporte

Outro mercado que agrada é a Inglaterra - há dois anos, chegou a amarrar acordo com o Manchester City, mas preferiu assinar com o PSG. Daniel também tem demonstrado abertura para reduções salariais - na equipe francesa, até pela cobrança maior de impostos, tinha vencimentos anuais acima de 8 milhões de euros. Agora, podem ficar perto de 4 milhões de euros por temporada.

Após a conquista da Copa América, Daniel Alves está em férias no Brasil. A ideia do jogador era retornar amanhã (2) para a Europa, mas a tendência é de ele adiar essa volta para o Velho Mundo em alguns dias. Já o empresário do atleta está na Europa para analisar as ofertas que possam surgir por lá.

A maior parte das janelas de transferência para o exterior fecha no fim deste mês. Há uma expectativa, porém, de esperar menos tempo para que o caso seja resolvido - para o São Paulo ou para a Europa. As duas próximas semanas serão decisivas, bem como a apresentação de um projeto seguro para Daniel Alves manter vivo o sonho de disputar a Copa do Mundo de 2022 em alto nível.

São Paulo