Topo

Grêmio

André vai do 'trabalho sujo' a destaque e ganha (mais) crédito no Grêmio

André foi o grande destaque na noite que garantiu a vaga do time nas quartas de final da Libertadores da América 2019 - NORBERTO DUARTE / AFP
André foi o grande destaque na noite que garantiu a vaga do time nas quartas de final da Libertadores da América 2019 Imagem: NORBERTO DUARTE / AFP

Do UOL, em Porto Alegre

02/08/2019 04h00

O Grêmio venceu o Libertad de novo, mas o segundo jogo das oitavas de final da Libertadores tem um vencedor particular: André. Autor de dois gols na partida, o centroavante encerrou jejum e ganhou ainda mais crédito junto a grupo de jogadores e comissão técnica. A vaga de titular, portanto, está mais que assegurada.

André não marcava gol pelo Grêmio desde 5 de maio, contra o Fluminense. Neste período, as críticas aumentaram e a torcida chegou a perder a paciência em partidas na Arena.

"O André é um cara muito maduro. O número nove vive de gol, mas ele vinha fazendo boas partidas. Fazendo o trabalho sujo, como a gente fala. Fazendo parede, se sacrificando. Fico feliz que tenha saído o gol. Ele merece, é batalhador", disse Paulo Victor, goleiro do Grêmio.

Para a comissão técnica, os dois gols de André diante do Libertad têm grande poder.

"Ele precisava de uma atuação assim, fez dois gols e jogou muito bem. Tenho certeza que ele vai tirar esse peso dos ombros. É um jogador que sempre minha confiança, confiança do grupo. Torcia muito para ele fazer gol e ele fez. Tirou esse peso dos ombros, com certeza", comentou Renato Gaúcho.

O próprio André não escondeu que a atuação no Paraguai é redentora. Mas um tanto pela ansiedade do entorno e não exatamente pela situação pessoal do jogador.

"Claro que sou atacante, vivo de gols. Mas vim para ser campeão e se tiver que ficar sem fazer gol para ser campeão, vou ficar. O pessoal ali de fora estava mais ansioso pelo gol do que eu", contou o camisa 19.

Na volta da Copa América, Renato escancarou uma regra no Grêmio e um dos motivos para André ter sequência como titular mesmo sem marcar gols. O lugar na equipe é garantido pelas características do jogador, mas também por um pedido dos atletas.

"O Grêmio tem que jogar com um centroavante, um homem de área", disse Renato depois do jogo com o Bahia, pela Copa do Brasil. "Os próprios jogadores conversaram comigo e falaram que preferem um jogador de área. Eu também prefiro", completou o treinador.

O Grêmio volta a campo na segunda-feira, diante da Chapecoense, pelo Campeonato Brasileiro. O jogo válido pela décima terceira rodada será na Arena.

Grêmio