Topo

Athletico

Athletico: Conmebol marca julgamentos de Thiago Heleno e Camacho por doping

Casos de Thiago Heleno e Camacho (na foto, à direita) ocorreram em abril, e serão julgados em agosto - REUTERS/Rodolfo Buhrer
Casos de Thiago Heleno e Camacho (na foto, à direita) ocorreram em abril, e serão julgados em agosto Imagem: REUTERS/Rodolfo Buhrer

Napoleão de Almeida

Colaboração para o UOL

02/08/2019 19h16

Eliminado da Copa Libertadores pelo Boca Juniors nesta semana, o Athletico Paranaense conheceu hoje a data do julgamento dos jogadores Thiago Heleno e Camacho por doping na competição: 12 de agosto, às 14h.

O julgamento será realizado em Luque (Paraguai), na sede da Conmebol, e englobará as esferas nacional e continental das condenações. O Athletico temia a realização de dois julgamentos, um no Brasil e outro na Conmebol. A Fifa determinou a unificação.

Em entrevista coletiva em maio, o presidente do Conselho Deliberativo do clube, Mario Petraglia, chamou para si o erro, assumindo como culpa do clube a contaminação, tentando mostrar que os jogadores estavam sob a tutela da instituição quando consumiram a substância. O clube contratou o escritório Bichara & Motta para a defesa dos jogadores.

Foram pouco mais de dois meses desde a publicidade do fato até a marcação do julgamento. Thiago Heleno e Camacho foram flagrados no antidoping em 9 de abril, no jogo contra o Tolima (COL), pela Libertadores. Camacho também foi flagrado no Campeonato Brasileiro, diante do Vasco, mas o período compreende a mesma janela de contaminação.

Os jogadores consumiram a substância Higenamina após instrução do então nutricionista do clube, Felipe Hostim, que mandou manipular um suplemento alimentar a partir da base de um produto norte-americano. Hostim e outros cinco profissionais, incluindo o médico Luiz Gustavo Emed, filho do presidente Luiz Sallim Emed, foram demitidos em junho. Nenhum outro atleta caiu em novo exame antidoping. A Conmebol chegou a realizar uma varredura no clube durante os jogos contra o River Plate, pela Recopa Sul-Americana.

Athletico