Topo

Fluminense

Com Flu pressionado no Brasileiro, Muriel encara Inter pela primeira vez

Goleiro Muriel durante treinamento do elenco do Fluminense nas Laranjeiras - FOTO: LUCAS MERÇON / FLUMINENSE F.C.
Goleiro Muriel durante treinamento do elenco do Fluminense nas Laranjeiras Imagem: FOTO: LUCAS MERÇON / FLUMINENSE F.C.

Alexandre Araújo

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

03/08/2019 04h00

O duelo com o Internacional, hoje (4), às 19h, no Maracanã, tem um peso grande para o Fluminense, que não vence no Campeonato Brasileiro há sete rodadas e busca afastar a crise para sair da zona de rebaixamento. Porém, o confronto terá um gosto especial para um jogador: Muriel. Esta será a primeira vez que o goleiro, como profissional, vai encarar o Colorado, clube onde foi criado e que o fez despontar para o futebol.

Muriel chegou ao Beira-Rio ainda jovem, defendendo o Internacional desde a equipe Sub-17. Em 2009, foi emprestado ao Caxias e, depois, à Portuguesa, quando atuou na Série B do Brasileiro. No ano seguinte, voltou ao clube gaúcho e passou a ter mais espaço, vivendo as principais temporadas em 2011 e 2013, quando foi titular em grande parte dos compromissos.

Em 10 de abril de 2016 alcançou a marca de 200 jogos pelo Colorado, número este celebrado juntamente com o irmão Alisson, atualmente no Liverpool, da Inglaterra, que havia chegado às 100 partidas.

"Muito feliz por atingir essa marca, ainda mais poder dividir isso com meu irmão. Duas marcas históricas, ainda mais em um time da grandeza do Internacional. Consegui 200 jogos e o Alisson, 100, praticamente na mesma semana. Então, foi muito emocionante mesmo esse acontecimento", disse, em entrevista ao Esporte Interativo, após a vitória por 3 a 0 sobre o São Paulo-RG, em 2016.

Na mesma entrevista, Alisson "entregou" que os irmãos Becker são colorados de coração:

"Nossa família fica muito feliz, muito orgulhosa. A gente agradece muito a Deus por conquistarmos essa marca juntos, atuando na mesma posição, no mesmo clube, nosso clube do coração (...)".

Após a homenagem, Muriel ainda atuou em mais três partidas pelo Colorado (contra Flamengo, Grêmio e Santa Cruz, no Brasileiro) e, em julho de 2016, acabou emprestado ao Bahia - em negociação que fez Marcelo Lomba desembarcar em Porto Alegre -, que disputava a Série B do Brasileiro.

Muriel ainda retornou ao Beira-Rio, mas, sem espaço, transferiu-se para o Belenense, de Portugal, em junho de 2017.

Eleito o melhor goleiro do Campeonato Português na última temporada, ele voltou ao Brasil durante a paralisação para a disputa da Copa América e chegou ao Fluminense como solução para a posição.

Titular nas últimas três partidas - duas contra o Peñarol, pela Sul-Americana, e uma contra o São Paulo, pelo Brasileiro -, o arqueiro, em um primeiro momento, ficou à vontade para atuar com os pés quando se sentisse melhor, segundo ordens do próprio Fernando Diniz, que considera essencial que os goleiros participem da saída de bola.

E Muriel chegou às Laranjeiras com a intenção de ter uma passagem marcante e, quem sabe, poder deixar o nome marcado na trajetória do clube.

"É uma honra poder vestir essa camisa. Quando acabei a temporada em Portugal, vim de férias ao Brasil. Não vim pronto para ficar. Meu empresário conversava com vários times. Nos últimos dias, surgiu a possibilidade e não pensamos duas vezes. Estou feliz e fui muito bem recebido. Vou dar o máximo para colocar meu nome na história do Fluminense", apontou o goleiro, na apresentação oficial.

Elogiado na estreia, contra o Peñarol, no Uruguai, Muriel terá, agora, a missão de evitar os gols do time que representa o clube que começou e nunca escondeu grande carinho.

Ficha técnica

Fluminense x Internacional

Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data e hora: 3 de agosto de 2019, às 19h (de Brasília)
Competição: Campeonato Brasileiro
Árbitro: Rodolpho Toski Marques (Fifa / PR)
Assistentes: Braulio Boschilia (Fifa / PR) e Victor Hugo Imazu dos Santos (PR)
Árbitro de vídeo: Adriano Milczvski (PR)

Fluminense:
Muriel, Igor Julião, Digão, Nino e Caio Henrique; Allan, Daniel (Nenê) e Ganso; Yony González, Marcos Paulo e Pedro. Técnico: Fernando Diniz

Internacional:
Marcelo Lomba; Zeca (Heitor), Klaus, Bruno Fuchs e Natanael; Rithely, Neilton, Nonato, Guilherme Parede (Zé Aldo) e Wellington Silva (Tréllez); Rafael Sobis. Técnico: Odair Hellmann

Fluminense