Topo

São Paulo

São Paulo anuncia a contratação do lateral espanhol Juanfran

Juanfran - Chris Brunskill/Getty Images
Juanfran Imagem: Chris Brunskill/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

03/08/2019 14h13

O São Paulo confirmou hoje (3) a contratação de Juanfran. Como havia publicado o UOL Esporte, o acordo válido até o fim de 2020 estava muito bem encaminhado e apenas detalhes burocráticos separavam do anúncio oficial. Além de fechar com o lateral espanhol, o clube também havia repatriado nesta semana Daniel Alves, capitão da seleção seleção brasileira.

"Não me chamo Tóquio. Mas quando comecei a ver e jogar futebol, eu vi, no Japão, uma equipe que vestia vermelho, branco e preto jogar o melhor futebol do mundo a sagrar-se duas vezes campeã mundial. Nasci e cresci na Espanha. Virei jogador e tive a carreira mais bonita do que poderia sonhar. Conquistei tudo. Conquistei respeito. Não me chamo Tóquio. Também não me chamo Madri. Agora é necessário sair da Espanha para conquistar outras coisas. Para viver outros sonhos. Me chamo Juanfran Torres e agora sou tricolor. Pode me chamar de São Paulo", destacou Juanfran em vídeo divulgado pelo São Paulo.

O jogador pôde selar o acordo com o São Paulo mesmo após o fechamento da janela de transferência internacional. Como não estava mais vinculado com qualquer outro clube, ele estava livre para assinar com qualquer outra equipe. Tal caso é o mesmo que aconteceu com Daniel Alves, que não estava mais ligado ao Paris Saint-Germain e foi apresentado pelo Tricolor paulista na última quinta-feira.

O departamento de futebol via com bons olhos a possibilidade de contar com um jogador deste porte em seu elenco e tratou a transação com o estrangeiro de maneira paralela a do capitão da equipe nacional.

Na visão dos integrantes do departamento de futebol, Juanfran pode enriquecer o elenco com uma cultura diferente e bastante experiência. Além disso, Daniel Alves não é visto apenas como um lateral direito. O astro, que vai vestir a camisa 10, poderá ser utilizado em outras posições - como no meio de campo, por exemplo.

O São Paulo já estudava a possibilidade de contratar Juanfran há alguns meses. Em uma de suas viagens para a Europa no primeiro semestre, Diego Lugano - superintendente de relações institucionais do clube - abriu conversas com o próprio lateral espanhol. Inicialmente, o clube achou os valores altos, mas não descartou a possibilidade de trazê-lo.

As conversas seguiram. Em maio, o executivo de futebol, Raí, quando também foi para o Velho Mundo, esteve reunido com pessoas ligadas ao ala. Recentemente, o estrangeiro retomou a aproximação do Morumbi. Aos 34 anos, Juanfran também interessou o Chicago Fire, dos Estados Unidos, e foi alvo de investidas de equipes do Qatar.

Carreira de Juanfran

O lateral deu os primeiros passos no Real Madrid e se transferiu para o Espanyol, onde foi campeão da Copa do Rei na temporada 2005/06. Depois, ele acertou a transferência para o Atletico de Madri. Foram 355 partidas disputadas com a camisa do Atlético. O atleta esteve no título da Eurocopa com a Espanha, em 2012, e integrou a delegação que disputou a Copa do Mundo de 2014.

#LaCasaDeJuan

A post shared by São Paulo FC (@saopaulofc) on

São Paulo