Topo

Atlético-MG vence e mantém Cruzeiro na zona de rebaixamento do Brasileirão

Enrico Bruno e Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

04/08/2019 20h57

Com gols de Vina e Nathan, o Atlético-MG venceu o Cruzeiro por 2 a 0 na noite de hoje, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. O jogo foi disputado no estádio Independência.

O Galo fica com a quarta colocação da competição nacional, com 24 pontos conquistados, oito a menos que o líder Santos. A Raposa fica na zona de rebaixamento (17º), com apenas dez pontos conquistados.

O Atlético volta a campo em 10 de agosto para enfrentar o Fluminense, às 21h (de Brasília), pelo Brasileirão. O Cruzeiro disputará uma partida antes. Os comandados de Mano Menezes jogarão contra o Inter na quarta-feira (7), às 21h30 (de Brasília), pela semifinal da Copa do Brasil.

Quem foi bem: Artilheiro do Galo após Copa América, Vina marca mais um

Vina voltou a balançar as redes pelo Atlético-MG na noite de hoje. Goleador da equipe no pós-Copa América, com quatro gols em seis jogos, o camisa 29 aproveitou uma arrancada para chegar ao ataque e finalizar da entrada da área. Ele mandou no canto direito de Fábio. Antes disso, ele havia feito contra Chapecoense, pelo Campeonato Brasileiro, e Botafogo (duas vezes), em dois jogos pela Copa Sul-Americana.

Quem foi mal: Thiago Neves não regula e faz jogo apagado

Escalado como meia de criação, Thiago Neves não foi tão bem na partida de hoje. O camisa 10 se posicionou atrás do centroavante Fred e teve dificuldades para chegar à área adversária. Ele também pouco municiou os atletas do setor ofensivo. O máximo que o meia-atacante conseguiu foi levar um cartão amarelo por falta em Igor Rabello, ainda no primeiro tempo da partida válida pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Nathan faz 2º jogo após renovar e balança a rede

Nathan fez apenas o segundo jogo com a camiseta do Atlético-MG desde que renovou o seu contrato, no início de julho. Ele entrou em campo no triunfo por 1 a 0 sobre o Botafogo, pela ida das oitavas de final da Copa Sul-Americana, e voltou a atuar hoje. Em um lance de contra-ataque no fim do duelo, o meia-atacante mandou a bola para o fundo da rede de Fábio. O gol saiu já nos acréscimos do segundo tempo.

Ricardo Oliveira e Fred voltam a passar em branco

Ricardo Oliveira e Fred aumentaram o jejum de gols na temporada. Ambos deixaram o estádio Independência sem balançar as redes. Eles estão há mais de mil minutos sem balançar as redes. Ricardo Oliveira chegou a 1.105 minutos desde a última vez em que celebrou - 27 de abril, na vitória por 2 a 1 do Atlético sobre o Avaí. Fred chegou a 1.103 minutos de jejum. O camisa 9 não estufa a rede desde 23 de abril passado, na vitória por 2 a 0 sobre o Deportivo Lara.

Atlético-MG aposta em contra-ataques

O Atlético-MG apostou em lances de contra-ataque na partida de hoje, diante do Cruzeiro. Com menos posse de bola, mesmo dentro de casa, o time comandado por Rodrigo Santana optou por "entregar a bola" para o adversário e sair em velocidade. Apesar do estilo de jogo adotado, o time foi o que mais criou chances de marcar, principalmente com finalizações de fora da área. Cazares e Vina foram os que mais levaram perigo à meta adversária. Em um dos lances, o camisa 29 estufou a rede.

Cruzeiro prova do seu próprio veneno

Acostumado a dar a bola e contra-atacar em velocidade, o Cruzeiro mudou sua postura, chegando a ficar com a bola em 70% do tempo. Mas a posse não foi acompanhada da intensidade e passes rápidos, uma das marcas do time. Sem conseguir infiltrar, a melhor chance saiu no chute de fora da área de Henrique. Referência na criação, Thiago Neves esteve apagado, e isso refletiu diretamente nas tabelas mal feitas e passes errados. Um deles terminou com o gol de Vinicius.

VAR demora cinco minutos para avaliar pênalti, mas acaba dando falta de ataque

Aos 22 minutos do primeiro tempo, Leandro Vuaden parou a partida para avaliar um suposto pênalti de Luis Orejuela em Yimmi Chará. Ele gastou pouco mais de três minutos entre a paralisação do jogo e a ida ao monitor para checagem do lance. Contudo, o árbitro flagrou um lance em que houve falta de ataque do Atlético-MG. Na ocasião, o zagueiro Réver cometeu uma falta em Henrique durante disputa pelo alto.

Copo é arremessado no gramado do Horto

Um copo foi arremessado no gramado do estádio Independência na noite de hoje. O árbitro Leandro Pedro Vuaden recolheu o material e entregou a um de seus auxiliares. Se o responsável pela ação não for identificado, o clube mineiro pode receber punição pelo fato.

Torcida do Atlético-MG faz homenagem a torcedor que morreu em clássico

Torcida do Atlético-MG faz bandeira em homenagem a Luciano Oliveira - Enrico Bruno/UOL Esporte - Enrico Bruno/UOL Esporte
Torcida do Atlético-MG faz bandeira em homenagem a Luciano Oliveira
Imagem: Enrico Bruno/UOL Esporte

A torcida do Atlético fez uma bandeira em homenagem a Luciano Oliveira, torcedor do clube que morreu aos 34 anos vítima de um infarto durante a partida contra o Cruzeiro, pela Copa do Brasil (17 de julho), também no Independência. A bandeira leva a frase "Luciano, eternamente atleticano". Nela, o torcedor aparece carregando o filho Rafael, de cinco anos, nos ombros.

Ídolos do Atlético-MG, Donizete e Pierre assistem ao jogo no Horto

Leandro Donizete e Pierre, ex-volantes do Atlético-MG - UOL - UOL
Leandro Donizete e Pierre, ex-volantes do Atlético-MG, assistiram ao clássico no Horto
Imagem: UOL

Campeões da Libertadores 2013 e da Copa do Brasil 2014 pelo Atlético-MG, Leandro Donizete e Pierre foram ao estádio Independência na noite de hoje para assistir à partida contra o Cruzeiro. Donizete ainda está em atividade e defende as cores do América-MG. Ele se recupera de lesão na Cidade do Galo e se tornou figura assídua nos jogos do time na atual temporada. Pierre, por outro lado, se aposentou. O ex-volante escolheu Belo Horizonte para morar ao lado da família e costuma ir aos jogos do time quando está na cidade.

Ficha técnica
Atlético-MG x Cruzeiro

Motivo: 13ª rodada do Brasileirão
Local: Independência, em Belo Horizonte (MG)
Data: 4 de agosto de 2019 (domingo)
Horário: às 19h (de Brasília)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Assistentes: Fabricio Vilarinho da Silva (Fifa/GO) e Neuza Ines Back (Fifa/SP)
VAR: Daniel Nobre Bins (RS)

Gols: Vina - 45'/1ºT (1-0); Nathan - 46'/2ºT (2-0)

Cartão amarelo: Elias, Jair (Atlético-MG); Luis Orejuela, Thiago Neves, Fred (Cruzeiro)

Atlético-MG
Cleiton; Patric, Igor Rabello, Réver e Fábio Santos; Jair, Elias, Vina (Nathan) e Juan Cazares (Geuvânio); Yimmi Chará e Ricardo Oliveira (Rafael Papagaio).
Técnico: Rodrigo Santana.

Cruzeiro
Fábio; Orejuela, Dedé, Léo e Egídio; Henrique, Ariel Cabral (Robinho), Thiago Neves (David) e Marquinhos Gabriel; Pedro Rocha (Sassá) e Fred.
Técnico: Mano Menezes.