Topo

Palmeiras

Deyverson para em Cássio e aumenta expectativa por novos centroavantes

José Eduardo Martins e Leandro Miranda

Do UOL, em São Paulo

05/08/2019 04h00

Depois de três jogos sem ser titular, Deyverson voltou a começar uma partida com a camisa do Palmeiras no clássico com o Corinthians, ontem, que terminou com empate por 1 a 1 pelo Campeonato Brasileiro. Mas o centroavante, que luta para retomar a boa fase do primeiro semestre, parou várias vezes em defesas decisivas do goleiro Cássio, recebeu críticas da torcida e aumentou a expectativa pelas estreias dos recém-contratados Luiz Adriano e Henrique Dourado.

Deyverson poderia ter saído de Itaquera como o herói do clássico, ao cabecear com força uma bola cruzada por Dudu já nos acréscimos do segundo tempo. Mas Cássio voou para espalmar praticamente no ângulo e garantir o empate para o Corinthians. No primeiro tempo, o centroavante palmeirense ainda teve outras duas oportunidades na frente do goleiro, mas Cássio cresceu em ambas e bloqueou as finalizações. Nem mesmo o belo cruzamento para o gol de empate, marcado por Felipe Melo, foi suficiente para evitar as críticas.

A oportunidade recebida por Deyverson aconteceu graças a uma lesão de Borja, que torceu o tornozelo no jogo contra o Godoy Cruz na terça-feira e não treinou com o grupo durante a semana. O colombiano vive seu melhor momento no ano, com gols nas duas partidas das oitavas de final da Libertadores, mas pode ser negociado em breve para que o Palmeiras não precise pagar mais R$ 11 milhões pelos 30% dos seus direitos econômicos que ainda pertencem ao Atlético Nacional, da Colômbia.

Deyverson x Cássio - Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação - Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação
Imagem: Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação

Com isso, abre-se o espaço para as estreias de Luiz Adriano e Henrique Dourado. O primeiro estava em atividade no Spartak Moscou, da Rússia, onde a temporada já havia começado, e é esperado no clube para a reapresentação do elenco amanhã. Apesar de ainda não ter treinado com o grupo, ele pode ter condições de ir a campo mais rápido do que Dourado, que não joga desde março por causa de uma fratura na tíbia e ainda está em fase de transição da parte física.

Felipão, aliás, disse que pode mudar o sistema do Palmeiras para escalar dois atacantes mais centralizados, especialmente quando Luiz Adriano, que já jogou dessa maneira, estiver à disposição. São variações que o treinador estuda para deixar o ataque menos previsível.

A falta de um centroavante que tome conta da posição tem sido um dos pontos mais criticados no Palmeiras nesta temporada, e diante do Corinthians, de novo, Deyverson irritou o torcedor com alguns erros técnicos, apesar da entrega durante os 90 minutos (e da assistência para o gol de Felipe Melo). O elenco tem ainda para a posição Arthur Cabral, que já foi procurado por outros clubes, como Vasco e Ceará, mas o Verdão faz jogo duro para liberá-lo.

Scarpa e Zé Rafael "pedindo passagem"

Também chamaram a atenção as atuações dos dois meias ofensivos que entraram na segunda etapa. Gustavo Scarpa e Zé Rafael deram outra dinâmica ao ataque palmeirense e foram em grande medida responsáveis pela melhora alviverde após o intervalo, quando Cássio foi muito mais exigido. Até Felipão admitiu que os dois estão "pedindo passagem" no time titular.

Gustavo Scarpa - Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação - Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação
Imagem: Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação

Scarpa está bem. Tinha um problema sério (na panturrilha), foi se recuperando, tendo altos e baixos, e agora voltou a ter a performance que era a do início do ano. Vamos ter que procurar alguma coisa para ele também. Zé Rafael é outro que entrou muito bem e vem crescendo no trabalho da semana"

E para você, torcedor?

Quem você mais quer que entre no time titular do Palmeiras?

Resultado parcial

Total de 1653 votos
33,82%
7,38%
46,94%
8,89%
2,96%

Palmeiras