Topo

Cruzeiro

Mano diz que entende desabafo de Fred e revela conversa com o 9 do Cruzeiro

Fred foi titular contra o Atlético-MG, mas não conseguiu ajudar equipe celeste dentro do Independência - Bruno Haddad/Cruzeiro
Fred foi titular contra o Atlético-MG, mas não conseguiu ajudar equipe celeste dentro do Independência Imagem: Bruno Haddad/Cruzeiro

Enrico Bruno

Do UOL, em Belo Horizonte

05/08/2019 12h03

Após a derrota do Cruzeiro para o Atlético-MG, por 2 a 0, na noite de ontem, o técnico Mano Menezes falou pela primeira vez sobre a declaração polêmica do atacante Fred. Na semana passada, o centroavante questionou o estilo do comandante, dizendo que seu futebol não encaixa na proposta elaborada por Mano. O treinador adotou silêncio nos primeiros dias, mas buscou entender a situação e sentou para conversar com o camisa 9.

"Deixei passar algumas horas, dois dias e sentamos para conversar. E falamos sobre o estilo de jogo do Cruzeiro, sobre a característica dos jogadores do Cruzeiro. E já tínhamos dificuldades antes da alteração, e a mudança foi uma consequência da dificuldade. Falamos sobre as características dos meias e do homem final. Eu disse a vocês, como disse a ele, que podia fazer a alteração tanto de um jogador de armação, trocando por um jogador de profundidade, ou colocar um jogador de velocidade na última linha", iniciou Mano.

Desde a volta da Copa América, Fred perdeu o posto de titular para Pedro Rocha. A alteração surtiu efeito no clássico da Copa do Brasil, com o Cruzeiro vencendo por 3 a 0. Mas a Raposa não conseguiu manter a regularidade e passou as sete partidas seguintes sem conseguir marcar. Após a declaração pública, Fred ganhou uma nova chance entre os onze iniciais, mas não conseguiu ajudar a equipe. Contra o Atlético, ele até tentou algumas jogadas, mas fez um jogo apagado, como o restante dos seus companheiros.

"Deu certo naquele jogo (3 a 0, pela Copa do Brasil), mas não sou técnico de vir tripudiar em cima do que deu certo e desrespeitar um jogador. Eu disse isso a vocês que Fred seria importante em outros jogos do campeonato, que não teríamos soluções em todos os jogos daquela maneira, sabemos disso. Às vezes você pega uma defesa mais plantada e você precisa mais de um homem de área, mas as coisas precisam funcionar, eu não tenho preferência. Eu tenho preferência pelas coisas que funcionam bem. Essa foi a conversa que tive com Fred lá atrás", acrescentou Mano.

Por fim, o comandante disse entender o descontentamento de Fred, mas reforçou que esse é um assunto que deve ser tratado internamente.

"Por que deu a declaração após o jogo do River? Porque teve vaia do sábado (derrota para o Athletico-PR, no Mineirão), e a vaia magoa, você não se sente responsável pelo que está acontecendo ali, você vai jogar no time que é considerado reserva e se expõe, o time perde. Isso é ruim individualmente para o jogador porque as coisas não estão funcionando tão bem. Ele sabe, pela experiência que tem, que o lugar adequado para fazer isso, sem barulho desnecessário, sem ruído na linha, é lá dentro de nossa casa. E pela parte do treinador é isso que vamos fazer", encerrou.

Cruzeiro