Topo

Torcedor é retirado do estádio após chamar atletas de "bando de macacos"

Ypiranga recebeu o Volta Redonda e venceu por 2 a 0, mas árbitro registrou em súmula caso de racismo - Brayan Brandão/Ypiranga FC
Ypiranga recebeu o Volta Redonda e venceu por 2 a 0, mas árbitro registrou em súmula caso de racismo Imagem: Brayan Brandão/Ypiranga FC

Do UOL, em São Paulo

05/08/2019 12h40

Mais um caso de racismo envolvendo jogadores de futebol aconteceu no último final de semana. Após Gil ser alvo de ofensas racistas na partida contra o Montevideo Wanderers, pela Copa Sul-Americana, e Malcom sofrer com o mesmo problema em sua estreia no Zenit, foi a vez de jogadores e comissão técnica do Volta Redonda serem alvos de ofensas na partida contra o Ypiranga (RS), em jogo disputado no último sábado, em Erechim, pela Série C do Campeonato Brasileiro.

Na súmula do confronto, vencido pelos gaúchos por 2 a 0, o árbitro Marcos Mateus Pereira relatou ter percebido um "princípio de tumulto" entre atletas do clube carioca e torcedores da equipe do Ypiranga.

"Aos 16 minutos do 2º tempo paralisei a partida pois percebi um princípio de tumulto atrás do banco de reservas (entre os atletas reservas da equipe do Volta Redonda e alguns torcedores da equipe do Ypiranga que estavam atrás do alambrado), foi quando me dirigi a linha lateral mais próxima do ocorrido, onde o preparador físico da equipe do Volta Redonda, senhor Paulo César Fagundes Borges, me relatou que o torcedor N. F. V. se dirigiu com as seguintes palavras aos jogadores reservas que estavam em aquecimento: 'vocês são um bando de macacos'".

Ainda de acordo com Pereira, o torcedor foi prontamente identificado pela Polícia Militar, que o retirou do estádio.

"Informo que, após o término da partida, o preparador físico da equipe do Volta Redonda disse a mim que iria se dirigir até a unidade móvel da Brigada Militar que estava no estádio para lavras Boletim de Ocorrência contra o torcedor acima citado."

Após a partida, o Volta Redonda se posicionou sobre o caso por meio de seu perfil no Twitter. Na publicação, a equipe carioca repudiou os atos ocorridos na partida.

"O Volta Redonda FC vem a público repudiar os atos de injúria racial que os seus jogadores e a sua comissão técnica sofreram durante a partida diante do Ypiranga-RS, disputada nesse sábado, dia 3, em Erechim-RS. A atitude lamentável por parte da torcida gaúcha foi registrada pelo árbitro da partida na súmula do jogo. O departamento jurídico do Esquadrão de Aço está estudando as medidas cabíveis e espera que o caso tenha a devida atenção das autoridades. Por fim, é inaceitável que, em pleno século 21, ainda precisamos lembrar que somos todos iguais e que o preconceito não deve existir."

O Ypiranga, por sua vez, divulgou nota oficial sobre "a suposta ocorrência de uma injúria racial praticada por um torcedor perpetrada contra um membro da equipe do Volta Redonda". No texto, o clube de Erechim prometeu colaborar com a apuração dos fatos.

"A presente manifestação tem como objetivo deixar claro para a comunidade que o clube não está medindo esforços para apurar o ocorrido, e, de antemão, manifesta seu inteiro repúdio a todos os tipos de injúria que possam ser praticadas dentro de um estádio de futebol", diz o texto.

"Ressalta-se que a apuração do caso será feita com grande rigor para que, caso confirmada a ocorrência, tal não se repita", acrescenta.

"O clube e a Brigada Militar agiram rápido para identificar o suposto ofensor quando da ocorrência da partida, de modo que, sendo confirmadas as injúrias, o clube irá tomar medias extremas para que o cidadão não ingresse mais nas dependências do clube. Porém, ao clube não cabe tecer juízo antecipado de condenação sem que o devido processo legal seja concluído para aferir sobre a responsabilização criminal, ou não do sujeito. Somos um clube e uma região multiétnica e multicultural, que tem o costume de bem receber os visitantes, e fatos como estes em hipótese alguma fazem parte da nossa história e cultura. O clube se coloca a inteira disposição da Justiça para prestar esclarecimentos, bem como de pessoas que presenciaram o ocorrido para tomar nota e auxiliar no esclarecimento dos fatos", encerra.