Topo

Grêmio

Renato cita mata-matas e diz que Grêmio não tem obrigação no Brasileiro

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

06/08/2019 12h00

O Grêmio está na semifinal da Copa do Brasil, quartas de final da Libertadores e é apenas décimo terceiro no Campeonato Brasileiro. Para Renato Gaúcho, a diferença de desempenho é reflexo de uma obviedade: o mata-mata é prioridade na Arena e os pontos corridos não são obrigação no clube gremista, mas sim de equipes que disputam apenas uma competição.

Na Copa do Brasil o Grêmio enfrenta o Athletico. Na Libertadores o adversário é o Palmeiras.

"Quem tem obrigação de disputar título no Campeonato Brasileiro é quem joga uma competição só. Obrigação. Os que não estão em uma competição só, como o Grêmio, não tem obrigação nenhuma", disse Renato depois do empate com a Chapecoense, por 3 a 3.

O jogo com o time catarinense, aliás, foi o primeiro depois da Copa América em que o Grêmio jogou com time titular completo. Nas outras partidas, sempre preservou nomes considerados imprescindíveis para os confrontos eliminatórios com Bahia ou Libertad, do Paraguai.

"O Grêmio está disputando três competições e de vez em quando o Grêmio vai tropeçar. Onde o Grêmio vai chegar eu não sei, mas sei que estamos na semifinal da Copa do Brasil e nas quartas de final da Libertadores. Mas cá para nós, né? É preciso ter entrega maior nessas competições de mata-mata. Eu adoro o Campeonato Brasileiro, mas… eu não sou mágico para botar sempre o mesmo time em campo. Que fique bem claro, quem tem obrigação de ganhar o Campeonato Brasileiro? Os que jogam só o Campeonato Brasileiro. Eles têm todo tempo do mundo para jogar, se recuperar", apontou o treinador gremista.

Questionado sobre a vontade do elenco em jogos do Brasileirão, podendo ser menor na comparação com Copa do Brasil e Libertadores, Renato Portaluppi foi mais claro.

"A fome é a mesma. Mesma. É um título… Mas se você estivesse no meu lugar, responde aí. Você iria atrás do que? (repórter responde Copa do Brasil e Libertadores) Eu também. Você pensa como eu. Ninguém está deixando o Campeonato Brasileiro de lado. Tanto é que eu pedi para jogar esse jogo na segunda-feira para jogar com força máxima. Justamente para a gente ir com o time principal, justamente para tentar pontuar", contou Renato Gaúcho.

O Grêmio volta a campo diante do Flamengo, sábado, pela décima quarta rodada do Brasileirão. A partida no Rio de Janeiro deve ser disputada com time reserva - já de olho na primeira partida da semifinal da Copa do Brasil, contra o Athletico.

Grêmio