Topo

Palmeiras

Palmeiras tem 1º respiro pós-Copa para corrigir erros e testar novidades

Vitor Hugo é uma das novidades do elenco do Palmeiras e pode estrear no domingo - Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação
Vitor Hugo é uma das novidades do elenco do Palmeiras e pode estrear no domingo Imagem: Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação

Bruno Grossi e Leandro Miranda

Do UOL, em São Paulo

07/08/2019 04h00

Em busca de recuperar a liderança do Campeonato Brasileiro após ser ultrapassado pelo Santos, o Palmeiras vive seu primeiro respiro no calendário desde a volta da parada da Copa América no meio do ano. A semana livre para treinos é uma oportunidade rara para o técnico Luiz Felipe Scolari corrigir erros que tem identificado na equipe e testar novas possibilidades, duas coisas que ele já indicou como prioridade para a sequência da temporada.

Felipão considera que o Palmeiras está aos poucos retomando o nível do primeiro semestre e vê uma evolução em aspectos como a imposição física e a organização defensiva. Alguns pontos, porém, ainda preocupam o treinador. O principal deles é a bola parada defensiva, já que o Verdão tem apresentado falhas de posicionamento nesse tipo de jogada - o gol sofrido contra o Corinthians, marcado por Manoel, é um exemplo.

Outro problema que o treinador tenta arrumar é a falta de repertório ofensivo. Muitas vezes, contra times fechados, o Palmeiras tem dificuldades para encontrar espaços e acaba recorrendo demais a cruzamentos e bolas longas. O time sempre é muito perigoso quando consegue sair na frente e jogar no contra-ataque, mas Felipão estuda maneiras de dar variação ao ataque para quando esse tipo de jogo não for possível.

Uma delas, já falada pelo técnico, é passar a usar um 4-4-2 com dois atacantes centralizados em vez do habitual 4-2-3-1, com três meias-atacantes atrás de um centroavante. A chegada de Luiz Adriano, que fez ontem seu primeiro treino com o grupo, abre essa possibilidade na visão do treinador. Ele também já testou esse formato com Willian no papel de segundo atacante por dentro.

"Os dois atacantes nós estamos pensando, porque quando chegar o Luiz Adriano, ele já jogou muitas vezes com um segundo atacante do lado dele fazendo esse trabalho. A gente pode fazer, porque tem jogadores para compor o time com essa condição. Só não vamos ter muito tempo. São algumas variações, mínimas, mas são", disse Felipão após o empate com o Corinthians no último domingo.

Além de adequar Luiz Adriano ao time, Felipão também deve usar a semana para acelerar a readaptação de Vitor Hugo. O zagueiro recém-contratado está treinando normalmente com o grupo e tem chance de fazer sua reestreia pelo Verdão no domingo (11), contra o Bahia, no Allianz Parque, já que Gustavo Gómez está suspenso. Ele vinha de pré-temporada com a Fiorentina e está perto de ter condições físicas de jogo.

Depois de passar por um momento turbulento na temporada, com cinco jogos sem vitórias e a eliminação na Copa do Brasil, o Palmeiras busca paz para voltar a focar na disputa do título brasileiro. O time tem 28 pontos, quatro a menos que o líder Santos, e está ainda classificado para as quartas de final da Libertadores, em que enfrentará o Grêmio.

Palmeiras