Topo

São Paulo

Juanfran quer ser exemplo aos jovens e promete "dar a vida ao São Paulo"

Apresentação oficial de Juanfran contou com presenças dos dirigentes Raí, Lugano e Alexandre Pássaro - Rubens Chiri / saopaulofc.net
Apresentação oficial de Juanfran contou com presenças dos dirigentes Raí, Lugano e Alexandre Pássaro Imagem: Rubens Chiri / saopaulofc.net

Arthur Sandes

Do UOL, em São Paulo

09/08/2019 15h35

Juanfran já começou a conquistar o São Paulo. Durante sua apresentação oficial na tarde de hoje, no estádio do Morumbi, o lateral espanhol falou pela primeira vez como jogador do Tricolor e mostrou ótimo humor. Tentou arranhar o português, prometeu "dar a vida" pelo clube e disse esperar deixar o torcedor orgulhoso.

"Vou tentar falar um pouco de português. Quero agradecer ao presidente, ao Raí, ao Alexandre, Lugano e a todos por ter confiança em mim. Estou muito feliz em ser tricolor e quero dizer à torcida que vou deixar minha vida por eles. Agora esta é a minha família. Obrigado a todos, e aqui termina meu português", disse o espanhol, entre sorrisos.

Juanfran assina contrato até dezembro de 2020, sendo o novo dono da camisa 20 do São Paulo. Após uma carreira inteira construída no futebol espanhol, o lateral escolheu o Tricolor e falou até em "sonho realizado" durante a coletiva.

"Quando surgiu a chance de vir, não pensei nem por dois minutos. Para mim o São Paulo é o melhor [clube] no Brasil, na América, agora é a minha família junto ao Atlético de Madri. Influenciou muito que eles quisessem um jogador com minha experiência, personalidade, para ajudar a equipe a conquistar o que queremos. Estamos muitos anos sem ser campeões, e queremos voltar a ser", projetou o reforço.

Durante toda a coletiva Juanfran incluiu em suas respostas algumas palavras em português e tomou cuidado de já falar como parte do clube. "Estamos há muitos anos sem ser campeões", disse em certo momento, além de afirmar que "queremos voltar à Libertadores". O espanhol exaltou os tempos de Atlético de Madri, projetou rápida adaptação e prometeu se entregar dentro de campo.

"O que eu mais queria era vestir a camisa do São Paulo. Quando era pequeno via Raí jogar pelo PSG, soube da história da vitória sobre o Barcelona... Quero que os meninos aqui do Brasil vejam em mim alguém que conquistou praticamente tudo, mas que tem a mesma ambição de quando era jovem. Que vejam em Juanfran um espelho, porque muitos meninos podem realizar o sonho de jogar no São Paulo, como eu consegui", disse o lateral espanhol, que pretende cativar no São Paulo o mesmo sentimento que recebia no Atlético de Madri, clube no qual fez história por quase uma década.

"Fico muito contente no Atlético de Madri porque em todos os jogos os torcedores cantavam que estavam orgulhosos de nós. O que mais quero no São Paulo é que a torcida esteja orgulhosa de seus jogadores. Podemos ganhar mais ou menos, mas vou tentar desde o primeiro dia que estejam orgulhosos de mim, que para mim é o mais importante", afirmou Juanfran na coletiva.

O lateral treina no CT da Barra Funda desde a última quarta-feira (6), mas ainda não tem estreia prevista - o São Paulo já descartou sua presença no clássico de amanhã, contra o Santos. O reforço não joga há quase dois meses, de modo que sua situação física é uma questão. Além disso, também tem pendências trabalhistas a solucionar.

Aos 34 anos, o lateral vive no São Paulo sua primeira experiência da carreira em um clube fora da Espanha. Ele saiu das categorias de base do Real Madrid e passou por Espanyol e Osasuna antes de fazer história no Atlético de Madri. Com a seleção espanhola, ganhou a Eurocopa em 2012 e disputou a Copa do Mundo de 2014.

São Paulo