Topo

Em série com Neymar, Dazn acerta mão em documentário de Cristiano Ronaldo

Cristiano Ronaldo em trecho de documentário produzido pelo Dazn - Reprodução
Cristiano Ronaldo em trecho de documentário produzido pelo Dazn Imagem: Reprodução

Brunno Carvalho

Do UOL, em São Paulo

09/08/2019 10h00

A partida em que Cristiano Ronaldo encantou Alex Ferguson e deu um calor em John O'Shea está entre os destaques da série de documentários produzidos pelo Dazn. Com o nome de "A Audição", o vídeo de 23 minutos foca no desempenho do português em amistoso entre Sporting e Manchester United, disputado em 2003, jogo em que o então jovem ponta defendeu o clube português e chamou atenção do gigante inglês. O UOL Esporte teve acesso ao episódio antes do lançamento oficial.

O jogo foi fundamental para convencer Alex Ferguson de que Cristiano Ronaldo precisaria ser contratado. Na época com apenas 18 anos, o português chamou atenção pela facilidade com que passava pela marcação de O'Shea e por ter participado dos três gols da vitória do Sporting por 3 a 1.

O mais interessante no documentário produzido pelo Dazn é justamente as falas de O'Shea. "Ficou claro, conforme os eventos da partida se desdobraram, que estávamos testemunhando algo especial", diz o ex-defensor irlandês, hoje técnico do Reading, ao longo do documentário.

Ouvir a versão da "vítima" de Ronaldo sobre a partida faz com que o espectador tenha a exata noção do quão incrível foi o desempenho de Cristiano Ronaldo.

Outro documentário produzido pelo Dazn é "A Promessa", que relembra a virada histórica do Barcelona sobre o PSG, na Liga dos Campeões de 2016/2017. Em comparação com o vídeo estrelado por CR7, este é feito de forma mais parcial.

O destaque do curta é claramente Neymar, na época jogador do Barcelona. O brasileiro promete que o clube espanhol vai conseguir se classificar após perder o primeiro jogo por 4 a 0 e ainda diz que fará dois gols. No ponto de vista do atacante e do meia Rafinha, a história se constrói para mostrar os passos que levaram ao memorável 6 a 1 no Camp Nou.

Apesar de o documentário contar com depoimentos de um jornalista francês e de um torcedor do PSG, quem começar a série de documentários com "A Audição" pode sentir falta de algum jogador do time francês que tenha sofrido com a virada improvável dentro de campo.

As polêmicas envolvendo a arbitragem daquela partida são pouco citadas. Na ocasião, os jogadores do time francês deixaram o gramado reclamando muito da atuação do árbitro Deniz Aytekin, principalmente no pênalti marcado em Neymar e de um supostamente não marcado em Ángel Di María.

Os episódios fazem parte da série documental "The Making Of", que exibe os astros como personagens principais. Neymar ainda protagoniza "A Alegria", sobre o golaço que fez pelo Santos contra o Flamengo e rendeu a ele o Prêmio Puskás, e "O Sonho", sobre os jogos do PSG contra o Liverpool pela última Liga dos Campeões. Já Ronaldo estrela também "A Premonição", sobre as quartas de final da Liga dos Campeões de 2016, quando defendeu o Real Madrid contra o Wolfsburg, e "A Tragédia Grega", sobra a final da Eurocopa de 2016, quando Portugal venceu a França para ficar com o título.

Os documentários ficarão disponíveis na plataforma a partir de hoje (9). Além deles, o Dazn produziu três documentários sobre José Mourinho.