Topo

Cruzeiro

Novo técnico terá tempo para o Cruzeiro na Copa, mas urgência no Brasileiro

Equipe celeste terá urgência para resolver situação no Brasileiro e tempo para buscar forças e se superar na Copa do Brasil - Bruno Haddad/Cruzeiro
Equipe celeste terá urgência para resolver situação no Brasileiro e tempo para buscar forças e se superar na Copa do Brasil Imagem: Bruno Haddad/Cruzeiro

Enrico Bruno

Do UOL, em Belo Horizonte

09/08/2019 04h00

O novo treinador do Cruzeiro terá que conviver com cenários opostos assim que chegar à Toca da Raposa. De um lado, terá tempo minimamente suficiente para oxigenar o grupo e trabalhar para tentar uma classificação na Copa do Brasil. Por outro, não poderá abrir mão do Brasileiro e precisará dar resultados imediatos contra o atual líder e concorrentes diretos nas últimas colocações.

No dia seguinte à saída de Mano Menezes, alguns nomes já foram colocados na mesa de discussão do Cruzeiro. O escolhido pela diretoria para realizar uma proposta foi Dorival Júnior, hoje sem clube. O ex-técnico do Flamengo reside em Florianópolis e já recebeu o contato de Marcelo Djian, diretor de futebol celeste, responsável por fazer a proposta ao treinador. O Cruzeiro não quer demorar muito para definir sua situação e já aguarda resposta.

Para este domingo, já é certo que Ricardo Resende, treinador do sub-20, irá comandar a equipe diante do Avaí, em Florianópolis. Mas a expectativa é que a oficialização do novo técnico aconteça no máximo até a semana que vem. Se isso acontecer, o futuro comandante terá mais de 20 dias para conhecer o grupo e tentar esboçar algo novo para buscar uma classificação à final da Copa do Brasil.

Isso só será possível porque a distância entre os jogos de ida e volta é de quase um mês (7 de agosto e 4 de setembro). Apesar do clima bastante desanimador por conta da derrota de 1 a 0 para o Internacional, a Raposa depende apenas de uma vitória pela diferença mínima para levar a decisão para os pênaltis. Esse tempo pode ser essencial para dar a injeção de ânimo que os jogadores precisam.

Após o jogo contra o Avaí, o Cruzeiro terá uma semana inteira antes de voltar a jogar pelo Brasileirão, e não poderá se desligar do torneio. Hoje com 10 pontos, o time é o 18º colocado, com apenas duas vitórias em 13 jogos.

Além do lanterna Avaí, serão mais três compromissos cruciais contra "pedreiras" ou adversários diretos contra a zona da degola. O primeiro deles é o Santos, atual líder da tabela, no Mineirão. Depois, o Cruzeiro pega o CSA (fora) e o Vasco (em casa). O time alagoano está dois pontos abaixo da Raposa, enquanto que os cariocas têm quatro a mais.

Cruzeiro