Topo

Qual o apelido dado aos torcedores do Barça? UOL tira dúvidas sobre o clube

Qual o apelido dado aos torcedores do Barça? UOL tira dúvidas sobre o clube - Alex Caparros/UEFA/Getty Images
Qual o apelido dado aos torcedores do Barça? UOL tira dúvidas sobre o clube Imagem: Alex Caparros/UEFA/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

09/08/2019 04h00

Em que ano foi fundado o Barcelona? Quantas vezes o time ganhou a Liga dos Campeões? As respostas para essas e outras dúvidas que você tem sobre o clube espanhol estão abaixo.

O UOL Esporte separou algumas informações para perguntas frequentes sobre uma das equipes mais tradicionais do futebol espanhol.

Qual o nome que se dá ao torcedor do Barcelona?

A alcunha "culé", dada aos torcedores do Barcelona, surgiu em 1909, quando o clube inaugurou um dos estádios que usou ao longo de sua história. A expressão é uma variação da palavra "cul", que significa "ânus" em uma tradução livre. Mas ao contrário do que pode parecer, o apelido não é pejorativo, e sim uma alusão aos torcedores que ficavam no estádio utilizado pelo Barcelona entre 1909 e 1922, já que as pessoas que passavam do lado de fora conseguiam ver apenas o bumbum dos torcedores que estavam sentados, por isso o apelido.

Em que ano foi fundado o Barcelona?

O Barcelona foi fundado por Hans Gamper em 1899 por um grupo de estrangeiros que residiam na cidade espanhola. A criação do clube foi reflexo do movimento de expansão que o futebol vivia na Europa após ser criado na Inglaterra.

Quantas vezes o Barcelona ganhou a Champions?

O Barcelona é pentacampeão da Liga dos Campeões da Europa. A equipe levou seu primeiro caneco na temporada 1991/1992, com um time repleto de atletas talentosos como Ronald Koeman, Pep Guardiola e Hristo Stoichkov.

O Barça voltou a vencer o torneio na temporada 2005/2006, com o time liderado por Ronaldinho Gaúcho, Deco e Eto´o. Depois, já sob o comando de Lionel Messi, Xavi e Iniesta, o clube catalão conquistou as edições 2008/2009, 2010/2011 e 2014/2015.

Quantos títulos mundiais o Barcelona conquistou?

O Barcelona é tricampeão do Mundial de Clubes. Após perder para o São Paulo, em 1992, e para o Internacional, em 2006, a equipe espanhola ficou com o troféu em 2009, quando bateu o River Plate por 3 a 0, em 2011, quando goleou o Santos por 4 a 0, e em 2015, quando bateu o Estudiantes por 2 a 1.