Topo

Palmeiras

Reforço do Palmeiras na base tem 20% da audição e joga com leitura labial

Gustavo Peralta assinou contrato com o Palmeiras e já vinha trabalhando no clube - Twitter/Reprodução
Gustavo Peralta assinou contrato com o Palmeiras e já vinha trabalhando no clube Imagem: Twitter/Reprodução

Leandro Miranda

Do UOL, em São Paulo

09/08/2019 14h18

O meia-atacante Gustavo Peralta, que já vinha trabalhando com o sub-20 do Palmeiras e assinou contrato ontem, superou uma deficiência de nascença para realizar o sonho de jogar futebol. A promessa paraguaia de 18 anos tem apenas cerca de 20% da capacidade auditiva e aprendeu a se adaptar desde criança para se comunicar dentro e fora de campo, recorrendo à leitura labial para entender os companheiros nos jogos.

A comissão técnica do sub-20 palmeirense tem usado bastante o quadro tático para mostrar a Peralta o que espera dele em treinos e jogos, e a avaliação é que a comunicação tem funcionado bem até o momento. O paraguaio também usa bastante o celular para se fazer entender, escrevendo o que quer falar.

Filho de um jogador de futsal do Paraguai, Peralta foi formado nas categorias de base do Nacional de Assunção, onde estava desde os 10 anos. Com mais de 1,80 de altura desde a idade de juvenil, ele ganhou destaque pelo perfil forte e goleador e recebeu convocações para a seleção sub-17 do seu país, chamando atenção de clubes sul-americanos.

Desde o mês passado ele já treinava com o Palmeiras, apesar de ainda não estar com a transferência oficializada. Na última semana, disputou um torneio na República Tcheca com um time sub-20 do Verdão e foi campeão, marcando um gol contra o Burnley, da Inglaterra, durante a campanha.

Segundo o clube, apesar de o contrato já estar assinado, ainda faltam detalhes burocráticos para que ele seja regularizado e possa jogar competições oficiais.

Peralta e Dudu - Instagram/Reprodução - Instagram/Reprodução
Imagem: Instagram/Reprodução

Fã de Cristiano Ronaldo, em quem inspira seu estilo de jogo, Peralta já aproveitou seus primeiros passos no Palmeiras para tietar alguns jogadores. Além do conterrâneo Gustavo Gómez, uma de suas referências no clube, ele também publicou foto com Dudu nas redes sociais e se disse muito agradecido pela oportunidade no alviverde.

O Palmeiras mandou uma parte da equipe sub-20 para disputar dois torneios na Europa, com Peralta incluído, enquanto a parte principal do elenco ficou no Brasil para a disputa do Campeonato Brasileiro da categoria. A delegação alviverde venceu as duas competições, na República Tcheca e na Suíça.

Palmeiras