Topo

Fla revê Renato após "não" e busca novo caminho com técnico "improvável"

Jorge Jesus sorri durante entrevista no Flamengo: português sucedeu Abel Braga no clube - Alexandre Vidal/Flamengo
Jorge Jesus sorri durante entrevista no Flamengo: português sucedeu Abel Braga no clube Imagem: Alexandre Vidal/Flamengo

Leo Burlá

Do UOL, no Rio de Janeiro

10/08/2019 04h00

Peça-chave na última eleição do Flamengo, o técnico Renato Gaúcho, do Grêmio, foi cortejado por Rodolfo Landim e Ricardo Lomba, principais postulantes no pleito que elegeu o primeiro como mandatário rubro-negro.

Antes mesmo da definição eleitoral, o treinador manteve contato com representantes das duas chapas, que viam o acerto como praticamente certo. Atual vice-presidente de futebol, Marcos Braz acreditou que tinha chegado a um trato com o comandante, mas foi surpreendido com seu "não" dias antes da eleição rubro-negra. Sem o preferido, Abel Braga acabou o escolhido.

O treinador gaúcho, que nunca escondeu seu desejo de treinar o clube carioca, tem seu primeiro encontro com a "Nação" após a recusa. Hoje, às 19h, os times se enfrentam no Maracanã, com o Fla sob o comando do português Jorge Jesus, sucessor de Abel.

Nome pouco provável no início do ano, o luso chegou ao Rio com a missão de transformar um elenco repleto de valores individuais em um time mais competitivo. Em oito jogos até aqui, o "Mister" já provou o céu e o inferno vermelho e preto. Da queda na Copa do Brasil à classificação na Libertadores, ele soma três vitórias, duas derrotas e três empates.

Renato Gaúcho, técnico do Grêmio, foi alvo do Flamengo - Lucas Uebel/Grêmio FBPA - Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Renato Gaúcho, técnico do Grêmio, foi alvo do Flamengo
Imagem: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Dono de um estilo bem diferente ao do antigo dono do cargo, Jesus ainda está em processo de adaptação, especialmente ao calendário nacional, que prevê jogos em sequência e desafia a capacidade do treinador em montar times diferentes para competições distintas.

A conta da intensidade chegou rápido, já que o Flamengo soma baixas em sequência. Para hoje, Rodrigo Caio, Gabigol e Lincoln, todos com dores na coxa, não foram sequer relacionados. A prioridade é ter o grupo inteiro para os jogos contra o Internacional, pela Libertadores, nos dias 21 e 28 de agosto.

"Ainda estou tratando. Aceleramos as etapas para eu jogar na Libertadores. O departamento médico trabalhou bem e me colocou à disposição. Atuei contra o Bahia e espero estar melhor a cada dia para ajudar a equipe", disse Éverton Ribeiro, um dos que se machucou neste período recente.

A oito pontos do Santos, líder da competição nacional, o Flamengo não pode pensar em tropeçar contra o Tricolor gaúcho, que tem as suas atenções voltadas para a Copa do Brasil e a Copa Libertadores.

FICHA TÉCNICA

FLAMENGO x GRÊMIO

Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data e hora: 10 de agosto de 2019, às 19h (de Brasília)
Árbitro: Braulio da Silva Machado (SC)
Assistentes: Helton Nunes (SC) e Alex dos Santos (SC)
Árbitro de vídeo: Rodrigo D'Alonso Ferreira (SC)

Flamengo
Diego Alves, Rafinha, Thuler, Pablo Marí e Filipe Luís; Cuéllar, Arão, Gerson, Everton Ribeiro e Arrascaeta; Bruno Henrique.
Técnico: Jorge Jesus

Grêmio
Julio César; Léo Moura, David Braz, Paulo Miranda e Capixaba; Thaciano, Darlan, Galhardo, Luan e Pepê; Luciano
Técnico: Renato Gaúcho