Topo

Palmeiras

Palmeiras luta para encerrar pior marca no Brasileirão desde 2015

Felipão não consegue fazer o Verdão vencer uma partida na Série A desde junho - Amanda Perobelli/Reuters
Felipão não consegue fazer o Verdão vencer uma partida na Série A desde junho Imagem: Amanda Perobelli/Reuters

Bruno Grossi

Do UOL, em São Paulo

11/08/2019 04h00

Já são quase dois meses sem que o Palmeiras vença no Campeonato Brasileiro. O tempo inclui a paralisação do torneio para a disputa da Copa América, é verdade, mas o jejum é quatro partidas sem vitória, algo que não acontecia no Verdão desde a edição de 2015 da Série A. E é também por isso que o jogo de hoje, às 16h, contra o Bahia tem tanta importância.

A seca atual, sob o comando de Luiz Felipe Scolari, é formada por três empates - contra Corinthians, Vasco da Gama e São Paulo - e uma derrota para o Ceará. O desempenho é melhor do que a série negativa de 2015, quando Marcelo Oliveira era o técnico e acumulou quatro derrotas e dois empates em seis partidas de jejum. O problema é que a baixa deste ano trouxe mais prejuízos do que a de quatro temporadas atrás.

O Palmeiras perdeu a liderança do Brasileirão para o Santos neste período. E, como se não bastasse, já viu o rival abrir quatro pontos de vantagem na ponta - como o Peixe perdeu para o São Paulo, a diferença pode cair para um ponto hoje. Adversários que pareciam distantes, como Flamengo e Atlético-MG, também conseguiram se aproximar do Verdão. Tudo isso, combinado com a eliminação na Copa do Brasil para o Internacional, fez com que o clima com a torcida ficasse abalado.

Protestos, xingamentos e até ameaças de morte ganharam espaço entre torcedores nas últimas semanas. O Verdão conseguiu esboçar reação ao se classificar para as quartas de final da Copa Libertadores da América e ao buscar empate contra o Corinthians em Itaquera no domingo passado. Mas ainda é preciso mais para que a paz seja retomada no Allianz Parque.

O estádio recebe o duelo de hoje contra o Bahia ainda cercado por essa pressão. Os jogadores manifestam insatisfação com o tom das críticas para um time que foi campeão brasileiro no ano passado, segue lutando pelo título deste ano e continua na Libertadores. O foco é blindar ainda mais o ambiente das cobranças e dar uma resposta imediata.

FICHA TÉCNICA:
PALMEIRAS X BAHIA

Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Data/Hora: 11 de agosto de 2019, às 16h
Árbitro: Igor Benevenuto (MG)
Assistentes: Sidmar dos Santos Meurer e Ricardo Júnio de Souza (ambos de MG)

Palmeiras: Weverton; Marcos Rocha, Luan, Vitor Hugo (Edu Dracena) e Diogo Barbosa; Felipe Melo, Bruno Henrique e Gustavo Scarpa (Raphael Veiga); Dudu, Zé Rafael (Willian) e Borja (Luiz Adriano). Técnico: Luiz Felipe Scolari.

Bahia: Douglas; Nino Paraíba, Lucas Fonseca, Wanderson (Marllon) e Moisés; Gregore, Flávio e Giovanni; Lucca, Élber e Gilberto. Técnico: Roger Machado.

Palmeiras