Topo

Gaciba admite demora no VAR, cita árbitros "cabeçudos" e enfatiza justiça

Gaciba revelou não ter gostado da demora na análise dos lances deste domingo, mas enfatizou "decisões corretas" - Reprodução
Gaciba revelou não ter gostado da demora na análise dos lances deste domingo, mas enfatizou "decisões corretas" Imagem: Reprodução

do UOL, em São Paulo

12/08/2019 11h59

O presidente da comissão de arbitragem da CBF, Leonardo Gaciba, admitiu que houve demora na utilização do VAR na rodada do Brasileirão disputada neste fim de semana. O ex-árbitro, no entanto, enfatizou a questão da justiça para defender o sistema de vídeo no futebol brasileiro.

Em entrevista ao "BB Debate", da ESPN Brasil, Gaciba demonstrou insatisfação com a questão do tempo de análise dos lances desta rodada. "Tivemos dois jogos fora da curva em relação à média, houve demora excessiva. Não gostei, foi muito tempo e causou desconforto. Mas as decisões foram acertadas, o que é mais importante".

Gaciba comparou o tempo gasto até agora no Brasileirão com os jogos de campeonatos estaduais e até em relação a torneios europeus. "Saimos de 6 minutos nos estaduais para 1 minuto e 50 segundos, em média, no Brasileirão. Na Europa, gasta-se pouco mais do que 1 minuto em torneios como a Champions League".

"A tabela do Brasileirão, em 14 rodadas, está mais justa quando comparada ao ano passado. A justiça é o mais importante, mas precisamos achar um equilíbrio entre ela e a emoção", disse. O chefe de arbitragem ainda prometeu novidades sobre o VAR em uma entrevista coletiva na CBF sobre o tema, marcada para a semana que vem.

As polêmicas com VAR, para o presidente da comissão, não são exclusivas do Brasil. "Todos os países tiveram problema. A nossa é a questão do tempo que demora. Eu preciso melhorar isso, chegar a uma evolução com os meus árbitros sempre seguindo o critério da mínima interferência, máximo beneficio. Temos que 'entrar' somente em erros óbvios".

Árbitros "cabeçudos"

Gaciba brincou com o fato de alguns juízes não entenderem perfeitamente o uso do VAR. "Alguns árbitros são cabeçudos. Temos que falar 10 ou 15 vezes a mesma coisa para a informação entrar na cabeça deles".

Na entrevista, o ex-árbitro não falou sobre punições ou mudanças instantâneas para a próxima rodada do torneio.