Topo

Jesus "entende peso" e admite que Libertadores é prioridade nº1 do Flamengo

Jorge Jesus, técnico do Flamengo, durante partida contra o Emelec no estadio Maracana pela Libertadores - Thiago Ribeiro/AGIF
Jorge Jesus, técnico do Flamengo, durante partida contra o Emelec no estadio Maracana pela Libertadores Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

14/08/2019 17h16

Após quase dois meses no Brasil, mais precisamente à frente do Flamengo, o técnico Jorge Jesus ainda está se acostumando a alguns pontos e isso inclui também o clube. O treinador admitiu que chegou à Gávea como um outro pensamento em relação ao peso das competições que o time rubro-negro disputaria neste segundo semestre, mas mudou o foco e passou a colocar a Libertadores no topo da lista de prioridades após ver a reação da torcida nas oitavas de final, contra o Emelec, do Equador.

Segundo Jesus, na Europa se tem como ponto principal a conquista da competição nacional, algo que trouxe na bagagem, mas que mudou depois da primeira experiência na Libertadores.

"Depois de chegar aqui, entendi. Antes, não entendia, não. Julgava que, para eles, era mais importante o campeonato (Brasileiro). Porque na Europa, como disse, a minha formação entre os torcedores, o principal é ser campeão do seu país. Aqui, não. Aqui é a Libertadores. Depois desta eliminatória é que percebi. Antes não tinha percebido isso. Vai me fazer mudar muita coisa. Vai mudar um bocadinho o meu pensamento. Meu pensamento era ao contrário. Importante era o campeonato. Libertadores era importante, mas não era o foco número um, mas para os torcedores já vi que é o foco número um e tenho de pensar bem isso", disse, em entrevista ao canal oficial da Libertadores.

O treinador português aproveitou para elogiar o Internacional, rival das quartas de final, e voltar a salientar a diferença do olhar às competições aqui e na Europa, ressaltando ainda o nível de equilíbrio do Campeonato Brasileiro.

"O Internacional sempre foi uma grande equipe no Brasil. Está passando por uma boa fase, está em todas as frentes [Copa do Brasil, Libertadores e Brasileiro]. Sei que Libertadores é o máximo... Nós, treinadores na Europa, estamos acostumados com o máximo ser o campeonato nacional, campeonato de cada país. Depois é que vai a Liga dos Campões, a Liga Europa...", apontou o comandante do Flamengo, que completou:

"Porque na Europa só há dois clubes que podem pensar em ganhar a Liga dos Campões todos os anos: Real Madrid e Barcelona. Pode aparecer um de vez em quando, mas estes dois... Nos últimos 15 anos, ao menos um deles foi semifinalista. E eu tenho essa cultura. [Campeonato] Brasileiro, para mim, é algo que me apaixona, que quero vencer. Acho esse campeonato muito difícil. Na Europa, ninguém tem noção do que é o Campeonato Brasileiro. Campeonato muito competitivo".