Topo

Estádio de Maceió nomeado "Rei Pelé" pode ganhar também o nome de Marta

Marta durante o jogo França x Brasil, pelas oitavas de final da Copa do Mundo feminina - Lucy Nicholson/Reuters
Marta durante o jogo França x Brasil, pelas oitavas de final da Copa do Mundo feminina Imagem: Lucy Nicholson/Reuters

Bruno Fernandes

Colaboração para o UOL, em Maceió

15/08/2019 19h22

"Estádio Rei Pelé e Rainha Marta". Esse pode ser o novo nome do maior palco esportivo da cidade de Maceió, em Alagoas.

Atualmente, o único no Brasil a levar o nome do maior jogador de futebol de todos os tempos, Edson Arantes do Nascimento, o local batizado de "Rei Pelé" pode ter seu nome alterado quase 50 anos após sua inauguração. A possível mudança causou desconforto em parlamentares e torcedores que acharam "estranho" dois homenageados dividirem o mesmo local.

Inicialmente, o Projeto de Lei (PL) apresentado pelo deputado Antônio Albuquerque (PTB) tinha como objetivo mudar o nome de "Estádio Rei Pelé" para "Estádio Rainha Marta". A ideia é defendida no documento elaborado pelo parlamentar devido a visibilidade e as contribuições que a alagoana da cidade de Dois Riachos eleita seis vezes a melhor jogadora de futebol do mundo deu ao estado.

Para a alteração ser efetivada, são necessárias duas aprovações no plenário da Assembleia Legislativa de Alagoas e a sanção do governador Renan Filho (MDB), já que o local pertence ao Estado e é dividido pelo clubes CSA e CRB. Na primeira votação, na terça-feira, a ideia de homenagear apenas Marta Silva foi aprovada. Porém, causou desconforto em alguns parlamentares e em torcedores que reclamam, indignados nas redes sociais por considerarem uma falta de respeito com Pelé.

Durante a segunda votação realizada no final da tarde de ontem, uma emenda ao PL foi apresentada pelo Deputado Silvio Camelo (PV), causando uma reviravolta em toda discussão. A emenda propõe a permanência do nome Rei Pelé e a adição do nome Rainha Marta.

Pelé, ídolo do Santos e da seleção brasileira - Bruno Santos/Folhapress - Bruno Santos/Folhapress
Pelé, ídolo do Santos e da seleção brasileira
Imagem: Bruno Santos/Folhapress

"Conversei com alguns deputados e eles acharam uma boa ideia permanecer a homenagem ao maior jogador de futebol que o mundo já viu, junto a Marta que está fazendo história no futebol mundial. Nada melhor que o rei coroar uma rainha", declarou Silvio Camelo ao UOL Esporte.

Sobre a possibilidade da mudança realmente ser feita, o parlamentar afirmou apenas que a sugestão foi dada e que "agora é com a comissão e conversar com alguns colegas meus para entrarmos em um acordo", explicou.

A nova proposta fez o projeto voltar a estaca zero e ser novamente apreciado pela Comissão de Constituição e Justiça da ALE. Após a nova apreciação, o projeto poderá ser novamente colocado em pauta, mas ainda sem data definida para ser votado.