Topo

Sem proposta, Cebolinha mantém brilho no Brasil e aproxima Grêmio de final

Do UOL, em São Paulo

15/08/2019 04h00

Destaque do título da seleção brasileira na Copa América, Everton Cebolinha mantém a boa fase no Grêmio. Enquanto uma proposta para deixar o clube não chega, o atacante segue sendo decisivo. Na vitória por 2 a 0 sobre o Athletico, pela semifinal da Copa do Brasil, ontem (14), foi dele a assistência para o gol de André e a falta sofrida que resultou no de Jean Pyerre.

A boa fase dentro de campo não se reflete em interesse fora dele. Depois da Copa América, a expectativa no Grêmio era de que o jogador fosse alvo de diversas propostas e saísse na atual janela de transferências. Como o cenário atual, o clube gaúcho se incomodou e agora já imagina a permanência para a conclusão da temporada.

Everton Cebolinha, do Grêmio, tenta passar pela marcação do Athletico - Pedro H. Tesch/AGIF - Pedro H. Tesch/AGIF
Imagem: Pedro H. Tesch/AGIF

"Não tem nada pelo Everton. É um absurdo até, uma coisa absurda, por tudo que jogou na Copa América. Achávamos que iria ter uma enxurrada de propostas, mas nada. Nada, nada até agora. Então, aguardemos", disse o diretor de futebol Deco Nascimento, no início deste mês.

O mais próximo de uma oferta foi o Arsenal, como mostrou o UOL Esporte. O clube inglês, porém, preferiu desembolsar R$ 330 milhões para contratar Nicolas Pépé, que estava no Lille (FRA). O Napoli, outro concorrente, saiu da briga ao encaminhar a contratação de Hirving Lozano, do PSV (HOL).

Everton tem vínculo com o Grêmio até 2022. Para aceitar negociá-lo, o clube gaúcho pede 40 milhões de euros (R$ 175,6 milhões) pelos 50% dos direitos econômicos a que tem direito.

A boa fase de Everton não poderá ser utilizada no jogo de volta da Copa do Brasil, no dia 4 de setembro. O jogador recebeu o terceiro cartão amarelo e está suspenso na competição. Ainda que não estivesse, dois pontos colocariam em xeque sua participação: uma venda para a Europa, que tem a janela se encerrando em 31 de agosto, ou uma convocação para a seleção brasileira. Amanhã (16), o técnico Tite anunciará os convocados para os amistosos contra Colômbia e Peru, nos dias 6 e 10 de setembro.

"A minha opinião continua a mesma, tem que ter o bom senso. E o bom senso é não convocar nenhum jogador que está nessas competições importantes. Mas é um problema CBF e Grêmio, eu estou dando simplesmente a minha opinião. Acho que o Cebolinha tem que ficar aqui com a gente, mesmo fora do próximo jogo, treinando e trabalhando", disse Renato Gaúcho, em entrevista coletiva após a vitória sobre o Athletico.

O próximo compromisso do Grêmio será neste sábado (17), contra o Palmeiras, em casa, pelo Campeonato Brasileiro. As duas equipes se enfrentarão novamente três dias depois, pelas quartas de final da Libertadores.