Topo

Ex-Flamengo e SPFC, Juan anuncia aposentadoria: "Sai um peso das costas"

Flávio Latif e José Eduardo Martins

Do UOL, em São Paulo

16/08/2019 21h31

O sonho de quase todo garoto acabou hoje para Juan. Em entrevista exclusiva ao UOL Esporte, o campeão brasileiro de 2009 pelo Flamengo revelou o adeus aos gramados. O agora ex-lateral esquerdo que também defendeu São Paulo e Santos vai dedicar alguns meses para estudar com a família quais serão os próximos passos. Assumir a carreira de empresário de jogador é o caminho mais provável.

"É claro que tem coisas que a gente sente falta. Mas, por outro lado, é uma responsabilidade grande que você deixa de ter, sai um peso das costas. Por agora, poder aproveitar a família e não estar sempre viajando e concentrado, aquela cobrança grande por resultado. Nesse primeiro momento, estou bem satisfeito de ter tomado essa decisão e tenho tido bons dias", disse Juan.

A decisão de encerrar a carreira foi sedimentada também por uma questão "burocrática". Como já havia defendido a Tombense na Copa do Brasil e o Boavista no Campeonato Brasileiro da Série D, ele não poderia mais disputar competições nacionais por um outro time até o fim desta temporada.

"Já vinha maturando a ideia de saber que estava próximo do fim de carreira. Então, se Deus quiser, é a decisão correta. Esse ano, por eu não poder jogar nenhuma competição nacional, era o empurrãozinho que eu precisava para realmente tomar essa decisão de cabeça bem tranquila. Joguei a Copa do Brasil pela Tombense e o Brasileirão pelo Boavista, então não poderia jogar outro campeonato nacional por uma terceira equipe. Então, esse ano não tinha mais como jogar e para começar o ano também, não era a ideia", explicou o ex-jogador.

Durante o tempo em que atuou nos gramados, ele defendeu alguns dos principais clubes do Brasil. Entre as "antigas casas de Juan" estão o São Paulo, onde iniciou a sua trajetória, o Flamengo, o Santos, o Fluminense e até a seleção brasileira, onde fez dois jogos em 2008. O lateral ainda teve uma curta passagem pelo Arsenal, da Inglaterra, no início do século. Millwall, também no Reino Unido, Vitória, Coritiba, Goiás, Avaí, CSA, Tombense (MG) e Boavista (RJ) completam a lista de times.