Topo

Professor e aluno: Cruzeiro x Santos tem duelo de Ceni com mentor Sampaoli

Rogério Ceni concede entrevista na Toca da Raposa; técnico estreia no Cruzeiro contra o Santos de Sampaoli - Bruno Haddad/Cruzeiro
Rogério Ceni concede entrevista na Toca da Raposa; técnico estreia no Cruzeiro contra o Santos de Sampaoli Imagem: Bruno Haddad/Cruzeiro

Enrico Bruno e Marcello De Vico

Do UOL, em Belo Horizonte

18/08/2019 04h00

A partida entre Cruzeiro e Santos, marcada para as 16h de hoje, marca a estreia de Rogério Ceni como técnico da equipe mineira. Além disso, o jogo, válido pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro, trará o encontro de Ceni com Jorge Sampaoli, comandante do Peixe e uma das maiores referências para o ex-goleiro na carreira de treinador. Nos dias que antecederam a partida no Mineirão, o respeito foi algo em comum nas declarações dos dois lados.

Quando Ceni foi apresentado no Cruzeiro, uma das perguntas feitas foi sobre o iminente encontro com Sampaoli. Com respeito e sinceridade, o ex-goleiro não escondeu sua admiração.

"É um técnico acima da média, um técnico fora da curva. Merecedor de todo sucesso que tem aqui. Há três anos, fui a Sevilha e assisti a uma semana de trabalho dele. O Ganso ainda estava, o Mariano. Não é difícil compreender o Santos jogando dessa maneira no Campeonato Brasileiro. É uma das equipes mais organizadas, mais difíceis de ser vencidas. Gostaria de encontrá-lo mais à frente para ter mais tempo para trabalhar o time. Mas vamos tentar achar a melhor maneira de confrontar o Santos dentro dos poucos treinamentos, mas com a qualidade dos jogadores que a gente tem", disse Rogério, que teve apenas cinco treinos desde que chegou para conhecer o novo grupo e preparar a equipe para a partida.

Band: Com Ceni, Cruzeiro tenta melhorar aproveitamento em faltas

Jogo Aberto

Como dito por Ceni, o ex-goleiro esteve na Espanha durante a temporada de 2016 para fazer um estágio com Sampaoli, à época, treinador do Sevilla. Fã de um futebol agressivo, o ídolo da torcida do São Paulo chegou a comparar o argentino até com outros técnicos badalados, como Pep Guardiola e Jurgen Klopp.

Jorge Sampaoli - Ivan Storti/Santos FC - Ivan Storti/Santos FC
Imagem: Ivan Storti/Santos FC

Sampaoli chegou ao Santos neste ano e conseguiu implantar seu estilo. Com ele, o Santos tem o segundo melhor ataque da tabela, com 25 gols. Agora, Ceni tenta fazer o mesmo no Cruzeiro e busca um time rápido e intenso.

Para isso, o primeiro passo é sair da zona de rebaixamento. Com apenas 11 pontos, a Raposa está na 17º posição, com 21 pontos a menos que o líder Santos. Mas isso não significa que Sampaoli espera vida fácil em Minas.

"Os ânimos são distintos, mas sabemos que estamos em um lugar em que temos que defender. Temos um jogo complicado em Belo Horizonte, com um treinador novo. Será algo que vai exigir muito de nós. Conheci o Rogério nos treinamentos no Sevilla. É um treinador que vem com ideias novas e boas intenções. Feliz em poder enfrentar ele agora. É um personagem que tem claras convicções e é um grande profissional. Espero que a gente faça um bom jogo", disse o argentino.

Band: Sampaoli pede para Santos retirar sua multa rescisória

Band Sports

FICHA TÉCNICA
CRUZEIRO x SANTOS

Motivo: 15ª rodada do Brasileirão
Data/Hora: 18/08/2019, às 16h (de Brasília)
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Anderson Daronco (RS)
Assistentes: Rafael da Silva Alves (RS) e Elio Nepomuceno de Andrade (RS)
VAR: Caio Max Augusto Vieira (RN)

Cruzeiro: Fábio; Orejuela, Dedé, Léo e Egídio (Dodô); Henrique, Ariel Cabral, Robinho (Marquinhos Gabriel) e Thiago Neves; Pedro Rocha e Sassá (Fred). Técnico: Rogério Ceni.

Santos: Everson; Victor Ferraz, Lucas Veríssimo, Gustavo Henrique e Jorge; Diego Pituca, Sánchez e Felipe Jonatan; Soteldo, Derlis (Marinho) e Sasha. Técnico: Jorge Sampaoli.